Esportes

Zé Ricardo ignora provocações do Botafogo e quer variações para vencer

Técnico minimiza previsão bem humorada de Sassá, que falou em 3 a 0 alvinegro

Por Globo Esporte 04/11/2016 14h19
Zé Ricardo ignora provocações do Botafogo e quer variações para vencer
Reprodução - Foto: Assessoria

Sem mudanças radicais, mas com variações que permitam ao Flamengo surpreender o Botafogo. Assim Zé Ricardo preparou o time para mais um jogo decisivo na reta final do Campeonato Brasileiro. A cinco pontos do Palmeiras, líder da competição, o time rubro-negro entra em campo neste sábado, às 17h, com a obrigação da vitória se quiser continuar atrás do sonhado título.

O treinador indicou que a equipe base deve ser mantida, mas disse que ainda vai avaliar os treinos e ver se prepara alguma mudança. O time deve ir a campo com Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, William Arão, Diego, Gabriel e Fernandinho; Guerrero.

Tranquilo, Zé minimizou a semana com declarações um pouco mais apimentadas do lado alvinegro. O presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, disse que nunca perdeu para o Flamengo na sua gestão, enquanto Sassá disse, em entrevista bem humorada ao SporTV, que não estava tenso para o jogo e que esperava vencer por 3 a 0.

- Não tenho muito o que comentar sobre essas coisas, esse não é nosso foco. Antes de jogos existe essa promoção. O Botafogo tem uma grande camisa, é um grande time. Vamos entrar respeitando muito, mas cientes do que precisamos fazer. Sassá só quis promover o jogo. Ele é um bom jogador, vem apresentando uma evolução grande e temos que ter cuidado com ele. Em relação ao presidente, ele falou de uma estatística

Mancuello e Everton fora

Em 40 minutos de entrevista coletiva, Zé concentrou suas respostas em falar de aspectos técnicos e táticos da equipe. Citou o segundo tempo contra o Corinthians e a primeira etapa contra o Atlético-MG como modelos para entrar e vencer o Botafogo.

- O Botafogo é um time muito competitivo. Já vinha assim com Ricardo Gomes, na troca com Jair Ventura mostrou a continuidade desse trabalho e fortaleceu em alguns aspectos, principalmente na marcação. Vamos encontrar dificuldades como em todas as partidas, mas traçamos estratégias para fugir dos pontos fortes do Botafogo. O grupo treinou muito bem essa semana, está muito motivado. É uma oportunidade de ouro, precisamos dos três pontos e vamos atrás disso - disse o treinador do Flamengo.

Ainda com dores nas costas - resultado de pancada no primeiro tempo do jogo contra o Corinthians -, Mancuello está fora da partida. Nem ele nem Everton vão para o jogo. O técnico espera tê-los de volta para a próxima partida, contra o América-MG, na quarta-feira.

- Vamos disputar com unhas e dentes esses 15 pontos que faltam - afirmou Zé Ricardo.

"Não tem coelho da cartola"

Ao lado de Jair Ventura - rival deste sábado -, Zé Ricardo é uma das revelações deste Brasileiro. Técnico dos juniores até o início da competição, o jovem treinador comandou o Flamengo e foi efetivado logo após a saída de Muricy Ramalho. Ele elogiou bastante o filho do tricampeão mundial Jairzinho e disse que para ele não é surpresa ver o sucesso do adversário.

Questionado sobre as possibilidades de mudança e as opções que têm feito em algumas partidas, o técnico do Flamengo disse que "não quer tirar coelho da cartola". Lembrou que teve série de mudanças que fez em jogos que transformaram a partida, mas outras não surtiram efeito.

- Tento ser justo em relação ao que vejo no treino. Isso pauta minhas escolhas e minhas substituições. Quando o atleta entra e acaba fazendo gol, como aconteceu em seis ou sete rodadas consecutivas, a própria imprensa me perguntava sobre estrela. Mas não faço substituição para o jogador entrar e fazer o gol, mas para melhorar o rendimento do time. Nas últimas duas partidas isso não aconteceu, infelizmente.

Flamengo x Botafogo

Estádio: Maracanã, às 17h.

Provável time do Flamengo:

Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, William Arão, Diego, Gabriel e Fernandinho; Guerrero.

Veja a lista de relacionados (dois são cortados):

- Goleiros: Alex Muralha, Paulo Victor e Thiago

- Laterais: Pará, Rodinei, Jorge e Chiquinho

- Zagueiros: Réver, Rafael Vaz, Donatti e Juan

- Meias: Márcio Araújo, William Arão, Diego, Cuéllar, Alan Patrick, Lucas Paquetá.

- Atacantes: Guerrero, Gabriel, Fernandinho, Leandro Damião, Emerson Sheik, Marcelo Cirino e Felipe Vizeu.