Esportes

Renato Gaúcho encorpa o Grêmio e tem maior série invicta no Brasileirão

Desde início da maior competição do país, Tricolor não ficava seis jogos sem perder

Por Globo Esporte 28/10/2016 10h34
Renato Gaúcho encorpa o Grêmio e tem maior série invicta no Brasileirão
Reprodução - Foto: Assessoria

Além de garantir vantagem na briga por uma vaga na final da Copa do Brasil com uma das melhores atuações do Grêmio em 2016, o duelo da última quarta-feira contra o Cruzeiro marcou os primeiros 10 jogos do técnico Renato Portaluppi no comando do time gaúcho. Com aproveitamento de 60%, o técnico espantou alguns fantasmas do time e atingiu a maior série invicta do Tricolor na temporada, sem contabilizar jogos do Campeonato Estadual.

A atuação sobre o Cruzeiro com vitória por 2 a 0 em pleno Mineirão deixou o Grêmio próximo da final da Copa do Brasil. Resume bem o trabalho feito até o momento. Renato pegou características marcantes do time gremista, como posse de bola e toques curtos, e avançou principalmente na questão defensiva. Em 10 partidas, contabiliza cinco vitórias, três empates e apenas duas derrotas, sendo uma delas garantindo a classificação para as quartas da Copa do Brasil nos pênaltis.

No total, são nove gols marcados e cinco sofridos entre as duas competições. No Mineirão, Renato não esteve no banco de reservas, ao cumprir suspensão automática – seu auxiliar Alexandre Mendes foi o comandante na área técnica. Com ele, o Grêmio não perde desde o 1 a 0 para o Cruzeiro, justamente no mesmo estádio, pelo Brasileirão, dia 1º de outubro.

São seis jogos consecutivos sem derrota. A maior série invicta desde o início do Campeonato Brasileiro de 2016. Antes, com Roger, a equipe ficara 13 partidas sem perder, mas com cinco válidas pela Libertadores e oito jogos do Campeonato Gaúcho, competição notoriamente com nível mais baixo que Brasileirão e Copa do Brasil. Na competição de pontos corridos, o time de Roger só encarreirou quatro jogos seguidos sem perder. Renato aumentou essa margem.

Além dos números, Renato também tem algumas boas atuações, como uma vitória sobre o Palmeiras na Arena, pelas quartas da Copa do Brasil. Desde que chegou, optou por mudar o sistema de marcação na bola parada, algo sempre citado por ele. O Grêmio, que vazava constantemente neste tipo de jogada, melhorou – levou gol em cruzamento contra o Cruzeiro pelo Brasileirão e também contra o Palmeiras, nas quartas.

O estilo de jogo foi moldado ao treinador: mais competitivo, simplificando na defesa e tirando espaços dos rivais. E tentando ser mais objetivo no ataque, com estocadas rápidas, especialmente como o segundo gol contra o Cruzeiro – a bola foi da defesa ao gol de Rafael em apenas oito segundos. Mas sem perder a essência do toque de bola, já incrustrada no elenco, como ficou evidenciado no gol de Luan no Mineirão.

Neste sábado, o Grêmio entrará em campo com time reserva, contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli, pelo Brasileiro. Os jogadores fora da lista de relacionados serão liberados no fim de semana - alguns titulares devem compor o banco. Um dos que preocupam é o capitão Maicon, com tendinite no tornozelo direito. Ele diz jogar no sacrifício, a base de injeções.