Esportes

São Paulo vira sobre o Fluminense e se afasta da zona de rebaixamento

Wellington abriu o placar em Édson Passos, mas Thiago Mendes e Rodrigo Caio fizeram o 2 a 1

Por R7 18/10/2016 00h27
São Paulo vira sobre o Fluminense e se afasta da zona de rebaixamento
Reprodução - Foto: Assessoria

O São Paulo conseguiu uma virada heroica nesta segunda-feira (17), no fechamento da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Daquelas que dão moral na luta contra o rebaixamento. Depois de cinco jogos sem vitória, o Tricolor venceu o Fluminense por 2 a 1, em Édson Passos. Wellington abriu o placar, mas Thiago Mendes e Rodrigo Caio garantiram os três pontos.

Com o resultado até inesperado para a maioria dos torcedores, o São Paulo deu um verdadeiro salto na tabela de classificação e renovou a paciência com o ameaçado técnico Ricardo Gomes. O time tem agora 39 pontos, quatro fora da zona de rebaixamento, e ocupa a 12ª colocação. Já o Fluminense desperdiçou a chance de voltar ao G-6 e se encontra na nona posição, com 46 pontos.

Mesmo longe de sua torcida, não é exagero dizer que o São Paulo criou até mais chances que o Fluminense na etapa inicial. Apesar da moleza do meio-campo Cueva, o peruano acertou a trave e criou algumas boas oportunidades que precisariam de um pouco mais de capricho para vencer o gol de Júlio César.

O Fluminense descia devagar para o ataque. Exceto Wellington, autor do gol, aos 30 minutos do primeiro tempo. O atacante pegou a bola ainda em seu campo de defesa, passou no meio de dois marcadores e foi derrubado por Denis naquele que seria um golaço. Na cobrança de pênalti, abriu o placar para o time da casa.

Diante da dificuldade na criação de jogadas, Ricardo Gomes promoveu a estreia do jovem David Neres. Foram dos pés do atacante revelado na base as melhores chances criadas. Isso sem falar na verdadeira trapalhada de Gum e Marquinho aos 26 minutos do segundo tempo. Thiago Mendes, que nada teve a ver com o erro adversário, chutou firme para empatar a partida.

O gol foi o combustível que faltava para o Tricolor se lançar ao ataque. Inspirado, Thiago Mendes ainda acertou uma bola no travessão. Mas foi de um escanteio que nasceu o gol da virada quando o Fluminense já parecia ter desistido do jogo. Rodrigo Caio subiu mais que todo mundo para marcar de cabeça aos 36 minutos.

Nos minutos finais, parecia final de campeonato para os são-paulinos. O banco de reservas inclusive pedia o final da partida. Dentro de campo, o time jogou consciente da situação ainda indigna na tabela de classificação. Do outro lado, o jogadores do tricolor fluminense pareciam entregues.

Na próxima rodada, o São Paulo tem pela frente a Ponte Preta, no Morumbi, no sábado (22). No dia seguinte, o Fluminense mede forças com o Coritiba, no Couto Pereira.

Próximos jogos do São Paulo:

22/10 – Ponte Preta C 31/10 – América-MG F 6/11 – Corintihans C 16/11 – Grêmio C 20/11 – Chapecoense F 27/11 – Atlético-MG F 4/12 – Santa Cruz C