Esportes

Com menos vagas, Nordestão e Copa Verde perdem acesso à Sul-Americana

Confederação anuncia divisão de postos de cada país para competições continentais

Por Globo Esporte 14/10/2016 12h21
Com menos vagas, Nordestão e Copa Verde perdem acesso à Sul-Americana
Reprodução - Foto: Assessoria

O Campeonato Brasileiro passará a classificar 12 equipes para competições continentais a partir deste ano. A Conmebol anunciou nesta sexta-feira, através de comunicado em seu site oficial, a divisão de vagas de cada país para os torneios sul-americanos do próximo ano - confirmando que o Brasileirão dará seis lugares na Copa Sul-Americana de 2017: do 7º ao 12º colocado.

Esta nova divisão faz com que campeonatos regionais como a Copa do Nordeste e a Copa Verde percam suas vagas diretas para o segundo torneio de clubes mais importante do continente. A zona de classificação para a Sul-Americana no Brasileirão pode ser alterada caso o campeão da Copa do Brasil esteja entre os seis primeiros colocados - o que faria com o sétimo fosse para a Libertadores, e o 13º, para a Sul-Americana.

Na mesma nota oficial, a Conmebol reiterou que das sete vagas brasileiras para a Taça Libertadores apenas quatro serão diretas para a fase de grupos: a dos três primeiros colocados no Brasileirão e a do campeão da Copa do Brasil. Os clubes que ficarem em quarto, quinto e sexto no Campeonato Brasileiro terão que disputar a fase preliminar, que passará a ter dois confrontos de mata-mata antes da fase de grupos.

A Conmebol também confirmou a participação de equipes mexicanas no torneio do ano que vem, com três vagas para o país. A confederação destaca no comunicado que 2017 "será um ano de ajuste" e que os critérios de classificação serão "de transição".

- Estas mudanças são produto de um estudo técnico e profissional, com uma visão a longo prazo e focada na América do Sul, cujo propósito é superar os próprios objetivos de nosso entorno e aumentar nossas forças. No futuro, estamos certos de que estas melhoras proporcionarão um grande salto de qualidade, tanto no plano esportivo como na questão de infraestrutura, organização de eventos e transmissão de TV em todo o continente, gerando benefícios para os clubes, técnicos e jogadores, os parceiros comerciais e, claro, os torcedores que com sua paixão fazem tudo possível - diz o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, no comunicado.