Esportes

Parceria entre Prefeitura de Coruripe e Estado capacita 46 árbitros de futebol

Professores são árbitros profissionais da Confederação Brasileira de Futebol

Por Assessoria 22/02/2021 13h58
Parceria entre Prefeitura de Coruripe e Estado capacita 46 árbitros de futebol
Reprodução - Foto: Assessoria

Encerrou neste final de semana em Coruripe a primeira etapa do projeto Apito no Interior. A iniciativa, que busca capacitar jovens e adultos que desejam ser árbitros de futebol, nasceu de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj). Em Coruripe foram certificados 46 novos árbitros.

O curso ocorreu na sexta (19) e sábado (20), com carga horária de 10h. Sendo as aulas divididas em prática e teórica. As aulas ocorreram no auditório do IFAL e no Estádio Gerson Amaral.

“Estamos planejando um calendário amador de futebol. Pensando nisso, procuramos buscar parcerias para capacitar os árbitros da cidade. Queremos um quadro pronto para trabalhar e com qualidade técnica. Essa parceria com a Secretaria de Estado do Esporte foi importante para alcançarmos essa finalidade. Então, nossos eventos esportivos terão árbitros para atender as expectativas dos jogadores e do público. Além disso, esses novos árbitros estarão preparados para atuar em qualquer campeonato amador do município”, explicou o secretário de Esportes de Coruripe, Fabrício Gama.

Nesta primeira etapa do Apito no Interior, Prefeitura de Coruripe, Secretaria Municipal de Esportes e Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), se inscreveram 46 futuros árbitros. Sendo 41 homens e 5 mulheres. Uma das mulheres é Luciana Domingues, 35 anos.

"Eu já trabalho como árbitra em projetos de futebol que envolvem crianças. Também já apitei competições amadoras na cidade por quase dois anos. Aproveitei a oportunidade da capacitação para conhecer as novas regras. Todo conhecimento é bem-vindo. E o Apito no Interior é um excelente projeto que vai ao encontro dos que desejam se reciclar e totalmente de graça. Todos estão de parabéns", comemorou.

Os professores responsáveis pela capacitação são árbitros de futebol profissional. José Ricardo Laranjeira e Ruan Barros são credenciados à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a entidade máxima do futebol brasileiro.

"O Apito no Interior tem como objetivo capacitar árbitros da cidade e região com noções básicas. O programa se divide em teoria e prática. Apresentamos regras e diretrizes. A finalização do curso é a prática, onde mostramos gestual, cartões e impedimento. Queremos que eles possam apitar, trabalhar em competições da cidade com conhecimento" finalizou Laranjeira.