Esporte

27 de novembro de 2020 15:37

CRB, CSA e Jaciobá conhecem adversários na Copa do Nordeste Sub-20

Competição vai ter como sede Recife, com 16 equipes distribuídas em quatro grupos de quatro

↑ Taça da Copa do Nordeste Sub-20 (Foto: João Moretzsohn / CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela básica da edição 2020 da Copa do Nordeste Sub-20. A competição vai contar com 16 equipes distribuídas em quatro chaves na segunda fase, que vai ter como sede Recife. Antes disso, vai acontecer a primeira fase, que é uma preliminar com dois jogos únicos nas casas dos times melhores ranqueados na entidade. Apesar disso, ainda não foram divulgadas as datas nem os locais dos jogos, mas a previsão é que o torneio de base aconteça durante o mês de dezembro.

A fase preliminar da Copa do Nordeste Sub-20 conta com quatro equipes, dividido em dois grupos, sendo que um confronto, que é chamado de Grupo A, envolvendo Náutico e Ferroviário, e sendo disputado com o mando do Timbu, e o Grupo B, com Globo FC e América-RN, no qual o time de Ceará-Mirim mandando a partida em seus domínios. Esta primeira fase vai ser decidida em jogo único. O confronto entre pernambucanos e cearenses vai levar o vencedor para o Grupo E, enquanto o vitorioso no duelo de potiguares vai direto para o Grupo F.

A partir daí, Recife passa a ser o palco do Nordestão. Nesse momento, os 16 times, distribuídos em quatro grupos, se enfrentam dentro das chaves, também em jogo único. Os dois primeiros colocados de cada grupo vão se classificar para as quartas de final. O Grupo C é composto por Bahia, Fortaleza, Perilima e ABC; No Grupo D, estão: CSA, Sport, Fluminense-PI e Confiança. O Grupo E é formado por CRB, Vitória, Moto Club e o vencedor de Náutico x Ferroviário. Por fim está o Grupo F, que conta com Jaciobá-AL, Ceará, Santa Cruz e Globo FC x América-RN.

As quartas de final, semifinais e final vão seguir sendo disputadas em Recife, sempre em jogo único . Nas edições anteriores da competição, apenas a reta final era realizada em sede única. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus, mudanças tiveram que ser feitas. Apesar da divulgação da tabela básica, a CBF, porém, ainda não divulgou detalhes da edição 2020, como as datas, os locais e os horários de todos os jogos.

O que está confirmado é que, diferentemente das competições profissionais em tempos de pandemia, nas quais é possível realizar cinco substituições, o Nordestão de base vai contar com seis mexidas por partida.

Vale destacar que os classificados para a Copa do Nordeste Sub-20 são os campeões estaduais da categoria no ano anterior, além dos convites para os melhores ranqueados dos estados na CBF. A entidade, inclusive, projetou o início do regional para 5 de dezembro, com a competição seguindo durante todo o último mês do ano. Contudo, ainda falta essa definição.

Confira os grupos

Primeira fase – Preliminar

GRUPO A
Náutico x Ferroviário

GRUPO B
Globo FC x América-RN

Segunda fase – Grupos

GRUPO C
Bahia
Fortaleza
Perilima-PB
ABC

GRUPO D
CSA
Sport
Fluminense-PI
Confiança

GRUPO E
CRB
Vitória
Moto Club
Vencedor do Grupo A

GRUPO F
Jaciobá
Ceará
Santa Cruz
Vencedor do Grupo B

Fonte: Globo Esporte

Comentários