Esporte

17 de outubro de 2020 00:07

Yohansson Nascimento, ouro nas Paralimpíadas de 2012, anuncia aposentadoria do esporte

Com decisão, Yohansson abriu mão de ir a Tóquio 2020, edição das Paralimpíadas para a qual já estava classificado

↑ Foto: CPB

Detentor de cinco medalhas em Jogos Paralímpicos, o alagoano Yohansson Nascimento, de 33 anos, anunciou que vai deixar as pistas depois de mais de 15 anos de carreira. O velocista foi medalhista de ouro nas Paralimpíadas de Londres 2012 nos 200m na classe T46 – ele também teve três pratas e dois bronzes entre 2008 e 2016.

Com a decisão, Yohansson abriu mão de ir a Tóquio 2020, edição das Paralimpíadas para a qual já estava classificado.

– Uma decisão muito difícil para tomar como atleta, porque como todos sabem eu tenho índice para Tóquio. No Mundial do ano passado, eu fiz a a melhor marca da minha vida nos 100m – disse o agora ex-atleta ao site Olimpíada Todo Dia.

Além dos cinco pódios em Jogos Paralímpicos, o alagoano também somou 11 medalhas em Campeonatos Mundiais e oito em Jogos Parapan-Americanos.

– Essa decisão foi tomada porque do mesmo jeito que eu tive a oportunidade de iniciar o esporte em 2005, o esporte me ofereceu tantas coisas, tantas oportunidades, pude melhorar minha vida, ajudar muitos atletas a ingressar no esporte. A saber o caminho que ele tinha que trilhar – disse ao site.

Yohansson, que não tem as duas mãos, pretende se dedicar ao movimento paralímpico fora das pistas.

– Estou bem feliz porque tive um feedback muito bom de vários atletas, de diferentes modalidades. Todos eles me aconselharam. Todos eles me apoiaram nessa decisão. Sabe que desde sempre eu quis ver a melhoria de cada atleta de todas as modalidades. Então eles me apoiaram justamente por esse motivo, que eu posso fazer muito pelo esporte paralímpico, agora, fora das pistas – afirmou.

Fonte: Globo Esporte

Comentários

MAIS NO TH