Esportes

Jovem piloto alagoano faz história em Interlagos com vitória na Fórmula Vee Júnior

Com apenas 16 anos, Elisio Netto sobe ao lugar mais alto do pódio com prova impecável e tem talento reconhecido por Wilsinho Fittipaldi

Por Assessoria 15/07/2018 11h48
Jovem piloto alagoano faz história em Interlagos com vitória na Fórmula Vee Júnior
Reprodução - Foto: Assessoria

O automobilismo alagoano registrou um resultado histórico neste sábado, no tradicional autódromo de Interlagos, em São Paulo. O jovem piloto Elisio Netto, de Belém (próximo a Arapiraca), conquistou de forma impecável a sua primeira vitória na Fórmula Vee Júnior, a categoria mais tradicional do país na formação e revelação de novos talentos.

Com apenas 16 anos, Elisio brilhou no templo do automobilismo nacional, na segunda prova válida pela 4ª etapa do Campeonato Paulista da FVee Jr. Um feito marcante para o garoto, que conta com o apoio da família para competir.

“Esse é o sonho de todo jovem piloto que quer fazer carreira nas pistas: vencer em Interlagos, onde tantos grandes nomes triunfaram”, disse Elisio. “Só tenho a agradecer o apoio que recebo do meu pai, que com muito sacrifício consegue bancar as despesas para que eu possa correr. E também agradecer a todos os alagoanos que torcem por mim.”

Elisio venceu demonstrando sua principal característica: a de um piloto consistente e que evita cometer erros, em seu primeiro ano na Fórmula Vee. Desempenho que chama a atenção de um dos grandes nomes do automobilismo nacional.

“Sem dúvida, o Elisio é uma grande revelação da FVee nesta temporada”, diz o ex-piloto de Fórmula 1 Wilsinho Fittipaldi, hoje consultor da categoria. “Esse menino já demonstrou muito talento, é rápido e, mais importante, consegue levar o carro até o final das corridas. Ele já merecia essa vitória há algum tempo e agora deve buscar sempre a evolução.”

Wilsinho e o irmão Emerson foram os criadores da FVee no Brasil. A categoria completou 50 anos no país em 2017 e tem como tradição a revelação de pilotos que chegaram até a Fórmula 1. Além de Wilsinho e Emerson, outros grandes nomes que passaram pela categoria foram Nelson Piquet, José Carlos Pace e Ingo Hoffmann.

Elisio Netto só não teve um final de semana melhor devido a um problema mecânico que o tirou da primeira bateria, com a quebra da alavanca do câmbio. Com isso, teve que abandonar a prova, mas mesmo assim garantiu o segundo lugar. Mas nada capaz de diminuir a alegria do pai, o seu “paitrocinador”.

“É um momento de muita alegria para nós, principalmente pelo grande sacrifício que fazemos, pois bancamos todas as despesas para ele correr na FVee”, diz Francisco Elisberto, funcionário dos Correios. “Espero que a partir de agora muitos empresários vejam o talento do meu filho e possam ajudar com patrocínio e assim mostrar que em Alagoas temos grandes esportistas.”

Com a vitória, Elisio Netto chegou a 112 pontos na classificação da Fórmula Vee Júnior. Ele está em segundo lugar, atrás do paraibano Nathan Brito, com 140. Nathan foi o vencedor da primeira bateria neste sábado em Interlagos.

A próxima etapa do Campeonato Paulista da FVee Jr será nos dias 3 a 5 de agosto, novamente em Interlagos. Ao todo, serão oito etapas, a última em dezembro.

Para saber mais sobre a Fórmula Vee e a FVee Jr, as categorias mais acessíveis e baratas do automobilismo nacional, acesse  www.fvee.com.br

[gallery size="full" ids="116915,116914" columns="4"]