Esportes

Marcos Barbosa recebe título de sócio benemérito da ACDA

A honraria é concedida aos que prestam grandes serviços ao desporto alagoano

Por Tribuna Hoje 19/03/2018 18h08
Marcos Barbosa recebe título de sócio benemérito da ACDA
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente do CRB - Clube de Regatas Brasil, Marcos Barbosa, recebeu o título de sócio benemérito da ACDA - Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas. A honraria é concedida aos que prestam grandes serviços ao desporto alagoano. A credencial foi entregue pelo presidente da ACDA Jorge Lins e diretores Edmilson Santana e Carlos Maurício.

Marcos Barbosa que também é radialista enveredou para o campo político, no entanto tem contribuído para o engrandecimento do esporte em Alagoas.

A ACDA - Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas existe há 75 anos e congrega jornalistas e radialistas, que são os cronistas esportivos. Atualmente são cerca de 350 associados e a sua sede administrativa funciona no Estádio Rei Pelé, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió. Funcionando de segunda a sexta-feira das 13h às 18h.

O mandato da atual diretoria teve início em 2013, sendo reeleita em 2016. O mandato se expira no dia 20 de janeiro do ano que vem.

Jorge Lins ressalta que a diretoria é constituída de 22 membros, contemplando a diretoria executiva, o conselho fiscal e a comissão de ética.

Um dos principais feitos da gestão de Jorge Lins diz respeito a modernização do Estatuto, que segundo ele, foi atualizado, "reformado em 15 de fevereiro de 2017, sendo aprovado em assembleia e a novidade é o Código de Ética com o regulamento".

HISTÓRICO DA ACDA

A Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas (ACDA) foi fundada em 22 de julho de 1943, graças à iniciativa de um grupo de cronistas liderados por Renato Sampaio. Eles decidiram criar um órgão que pudesse organizar e incentivar a emergente imprensa esportiva do Estado e nesse grupo de entusiastas estavam Gastão Cavalcante, Floriano Ivo, Jorge Assunção, Zequito Porto, Batista dos Santos, Carlos Miranda, Haroldo Miranda e Ègas Miranda, todos, de saudosa memória. A fundação histórica e solene da entidade aconteceu em reunião realizada no Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda (DEIP) e na oportunidade foi eleita por aclamação à primeira diretoria da ACDA, que ficou assim constituída: Presidente – Gastão Cavalcante; Vice-presidente- Renato Sampaio; Tesoureiro- Jorge Assunção; 1º Secretário- Floriano Ivo Júnior; 2º Secretário- Haroldo Miranda; Orador oficial- Carlos Miranda e Bibliotecário- Fernando Paurílio. Para o Conselho Deliberativo, foram eleitos Zequito Porto, Batista dos Santos e Ègas Miranda. A partir da fundação, a ACDA estava pronta para dar os seus primeiros passos rumo ao futuro e a crônica esportiva ganhava impulso e motivação, mas é bom ressaltar que antes da criação da entidade já se fazia imprensa esportiva em Alagoas, com a primeira transmissão de futebol ocorrendo no início dos anos 40, mas não por meio do rádio, mas, sim, por meio de um serviço de auto falante. Coube a Haroldo Miranda fazer a primeira transmissão de futebol de Alagoas, pelo rádio, numa partida realizada no Estádio Gustavo Paiva, no Mutange.