Esportes

Patinação no gelo: brasileira se classifica e faz história

Brasileira faz melhor pontuação de sua carreira no programa curto e ficou entre as 24 atletas classificadas.

Por Com Lance com Terra 21/02/2018 08h46
Patinação no gelo: brasileira se classifica e faz história
Reprodução - Foto: Assessoria
Um feito histórico para o esporte brasileiro. A frase é um clichê, mas representa exatamente o feito alcançado pela patinadora brasileira Isadora Williams, que nesta terça-feira, ao se classificar para o programa livre da patinação artística da Olimpíada de Inverno de PyeongChang.

Jamais uma brasileira alcançou um feita desta grandeza. O programa livre será na próxima quinta-feira  (22), quando haverá a disputa de medalhas, reunindo as 24 melhores patinadoras do mundo. Em resumo, uma brasileira terminará esta Olimpíada entre as principais atletas da modalidade.

No momento em que este post é escrito, Isadora Williams ocupava nada menos do que o segundo lugar entre todas as competidores, com a nota de 55.74 – a melhor de sua carreira.

Se pensarmos em perspectiva, o feito de Isadora, de 22 anos, é ainda mais impressionante. Há quatro anos, na Olimpíada de Sochi, ela ficou em 30º e último lugar e não avançou para a a fase final. A evolução da brasileira nascida nos Estados Unidos, filha de mãe brasileira e pai americana, tem sido espetacular.

Isadora Williams classifica para próxima fase de patinação artística. (Foto: Reprodução) Foto: LANCE! No mês passado, conversei com Isadora, para a produção de uma série de reportagens sobre os Jogos Olímpicos de Inverno para o site da Veja. E em uma das respostas, Isadora Williams deixou bem claro qual seria seu objetivo em PyeongChang.

“Eu sou a minha maior adversária, tenho uma luta interna enorme comigo mesma. Eu me cobro o tempo todo. Não faço e nem gosto muito de projeções. Eu vou acreditar em mim, nos meus treinos e no que sou capaz de fazer. Eu quero muito fazer o programa longo e somente as 24 melhores atletas do programa curto conseguem ir para o segundo dia. Eu quero muito estar nesse grupo.”