Esportes

Em jogo marcado por homenagens, Chapecoense vence o Bahia na Fonte Nova

Equipe catarinense aproveita chance no primeiro tempo e vence o Tricolor baiano por 1 a 0

Por Globo Esporte 26/11/2017 20h48
Em jogo marcado por homenagens, Chapecoense vence o Bahia na Fonte Nova
Reprodução - Foto: Assessoria

A partida valia a manutenção do sonho de disputar a Libertadores, mas também a conservação de memórias doloridas, que não poderiam ficar para trás. Na semana em que a tragédia da Fonte Nova completa 10 anos e a queda do avião da Chape, um, a equipe catarinense bateu o time o baiano por 1 a 0 na Arena Fonte Nova, jogo realizado neste domingo, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A Chape soube aproveitar a oportunidade no primeiro tempo para selar logo o placar: 1 a 0, gol de Wellington Paulista. No segundo, o Esquadrão até pressionou, mas só no comecinho. Depois restou ao adversário segurar o resultado e se manter vivo na briga pela Liberta 2018. Do lado do Bahia, ficou a frustração de ver o fim da disputa pelo G-7.

Antes da bola rolar, as homenagens. Sobreviventes da tragédia de 2007 estiveram no estádio, e os jogadores do Bahia usaram braçadeiras pretas com a palavra “saudades”, levantadas no momento da homenagem. No telão, um vídeo foi exibido, encerrado com a imagem de Ananias, que estava na Chape e era prata da casa do Bahia. Seu filho Enzo, inclusive, entrou em campo com os times. Na arquibancada, a torcida do Tricolor baiano estendeu uma faixa que dizia “Somos todos Chapecoense. Descansem em paz”.

Com 49 pontos, o Bahia é o 11º da tabela e enfrenta o São Paulo no Morumbi na última rodada. A Chape é a 9ª, com 51 pontos, e pega o Coritiba na Arena Condá, no encerramento do Campeonato Brasileiro.

O jogo

A Chape foi para o intervalo com a vantagem de 1 a 0 no placar – e com justiça. Apesar de ter tido menor posse de bola, a equipe catarinense criou mais oportunidades que o Bahia, que optou por trocar passes pouco ofensivos em campo, sem grandes sustos para o goleiro Jandrei. No finalzinho do primeiro tempo, depois de um chutão do goleiro, Canteros dominou e cruzou rasteiro para Wellington Paulista empurrar para o fundo das redes.

No segundo tempo, o Bahia voltou com ares de quem viraria o jogo. Aos 10 minutos, pênalti para o Tricolor! Edigar Junio na cobrança e... Trave! Mendoza também tentou, novamente Edigar Junio. E nada. Nada de gol. Com isso, a Chape tratou de segurar o jogo: foi tocando a bola, ocupando o campo de ataque e segurando o resultado. Um a zero era o suficiente neste domingo.