Esportes

Em jogo maluco, Vitória bate a Ponte Preta e decreta rebaixamento da Macaca

Ponte abre 2 a 0, tem Rodrigo expulso e leva a virada do Rubro-Negro, que ganha fôlego na briga contra o Z4; torcedores invadem gramado do Moisés Lucarelli e partida é encerrada por falta de segurança

Por Texto: Heitor Esmeriz com Globo Esporte 26/11/2017 19h16
Em jogo maluco, Vitória bate a Ponte Preta e decreta rebaixamento da Macaca
Reprodução - Foto: Assessoria

O Campeonato Brasileiro conheceu hoje, dia 26 de novembro, o segundo rebaixado para a Série B de 2018. De virada, o Vitória bateu a Ponte Preta por 3 a 2 no Moisés Lucarelli, em Campinas, e encerrou as chances matemáticas do time paulista na competição. O jogo terminou em tumulto, com muitos torcedores invadindo o gramado para tentar agredir os jogadores e entrando em conflito com policiais militares.

A Ponte começou a partida de forma avassaladora e abriu 2 a 0 no placar com 15 minutos de jogo, gols de Lucca e Danilo Barcelos (pênalti). Só que, na sequência, Rodrigo foi expulso e dificultou a missão da Macaca, que teve que atuar 70 minutos com um jogador a menos. O Vitória se aproveitou e conseguiu a virada com três gols no segundo tempo. André Lima fez o primeiro e o colombiano Tréllez marcou duas vezes.

Com 39 pontos, a Ponte cai duas posições e termina a penúltima rodada com 39 pontos, acima apenas do Atlético-GO, já rebaixado, com 35. Como o Coritiba, o primeiro time fora da zona da degola, tem 43, a Macaca não tem mais chances matemáticas de deixar o Z-4. Assim, apenas cumpre tabela contra o Vasco, domingo que vem, no Rio de Janeiro.

Em compensação, a situação do Vitória é muito mais tranquila. Em 15º lugar e com 43 pontos, o time baiano depende apenas de suas forças contra o Flamengo, domingo, em Salvador. Um triunfo diante da torcida garante a salvação do Rubro-Negro baiano. Ainda brigam contra a zona de rebaixamento: Coritiba (43 pontos), Sport (42) e Avaí (42).

Jogo maluco

Foi um primeiro tempo alucinante. Teve de tudo um pouco. Dona do jogo, a Ponte marcou duas vezes em 15 minutos: primeiro com Lucca e depois com Danilo Barcelos. A partida estava sob controle até a Macaca cair na pilha do Vitória. A expulsão de Rodrigo, em agressão infantil a Tréllez, mudou um pouco o cenário. Os visitantes foram para cima com tudo. Ainda assim, as melhores chances foram da Macaca. O Vitória assustou no fim com Tréllez e Yago. Só foi possível respirar ao apito final, aos 51 minutos.

O segundo tempo foi marcado por uma reação histórica do Vitória. André Lima diminuiu o placar logo no começo e, em seguida, Tréllez empatou após desvio na zaga. O jogo caminhou para uma pressão total do rubro-negro, que martelou o gol da Macaca. Sem forças para reagir, a Ponte parecia esperar o fim do jogo para ao menos garantir um ponto. Em um contra-ataque, Tréllez recebeu livre na grande área e tocou para o gol vazio. A partir daí, a partida foi marcada pela confusão entre torcedores e PMs.

A confusão começou assim que Tréllez marcou o terceiro gol do Vitória na partida. Alguns torcedores da Ponte quebraram uma das grades e invadiram o gramado, o que obrigou os jogadores a correrem para o vestiário. O goleiro Aranha foi, inclusive, cercado por pontepretanos, mas não foi agredido. A PM entrou em ação e teve que controlar uma invasão maior. Após quase 50 minutos de paralisação, foi decidido que a partida não teria continuação por falta de segurança.