Esportes

Internacional derrota o Guarani no Beira-Rio, mas fica com vice-campeonato

Com dois gols de Nico López, Colorado ganha por 2 a 0, mas vê América-MG ser campeão com vitória sobre o CRB

Por Globo Esporte 25/11/2017 18h56
Internacional derrota o Guarani no Beira-Rio, mas fica com vice-campeonato
Reprodução - Foto: Assessoria

O Internacional se despediu da Série B do Brasileiro com vitória, mas sem o título. Principal favorito à conquista desde que foi rebaixado, no ano passado, o Colorado terminou como vice-campeão.

Com dois gols de Nico López, o time até fez sua parte na última rodada ao bater o Guarani por 2 a 0, neste sábado à tarde, em Porto Alegre, debaixo de chuva. Mas, além de fazer a sua parte, precisava de um tropeço do América-MG diante do CRB em Belo Horizonte.

O Inter era campeão até os 20 minutos do segundo tempo, quando Rafael Lima, de cabeça, colocou o Coelho na frente do CRB - e também na tabela. Com os resultados, os mineiros fecharam com 73 pontos, dois a mais que o Colorado. Além deles, Ceará e Paraná conquistaram o acesso e estarão na elite nacional em 2017.

Na parte de baixo da tabela, o Guarani encerra sua participação na 16ª colocação, com 44 pontos, a exemplo do Luverdense, que, com uma vitória a menos (10 a 11) acabou rebaixado, assim como Santa Cruz, ABC e Náutico. O Z-4 já estava definido desde a rodada anterior, quando o Bugre segurou um empate por 0 a 0 com o Luverdense em Campinas para garantir a permanência na Série B.

Apesar do início empolgante, quando chegou a liderar e ficar 14 rodadas no G-4, o objetivo inicial do Guarani era permanecer na segunda divisão. Aos trancos e barrancos, conseguiu. Não há muito o que comemorar, mas é motivo de alívio e sensação de missão cumprida, principalmente para Lisca, que assumiu um time em cacos com o objetivo de evitar a queda.

O jogo

Com exceção de um chute perigoso de Richarlyson logo no início, o Inter controlou as ações no primeiro tempo. Algo que já era de se esperar. Não apenas pela superioridade técnica, mas também por ser o único time em campo a ambicionar algo ainda na Série B.

O maior volume de jogo logo se transformou em vantagem no placar. Nico López marcou aos 15 e aos 25 minutos, em boas tramas com Pottker, no primeiro gol, e Camilo, no segundo. A defesa bugrina reclamou de impedimento na origem de ambos os lances. O Guarani equilibrou um pouco mais na reta final, porém, sem assustar Danilo Fernandes.

 

Inter se despede da Série B com vitória sobre o Guarani (Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Internacional)

A etapa final começou semelhante à primeira, com o Guarani tomando a iniciativa. Só que desta vez, os visitantes conseguiram manter o nível por mais tempo e quase diminuíram em duas oportunidades: Luiz Fernando acertou o travessão e depois Denner colocou Danilo Fernandes para trabalhar em chute dentro da área.

O ritmo do Guarani diminuiu com a contestável expulsão de Philipe Maia, aos 24 minutos. Com um a mais, o Inter retomou o domínio territorial, criou com Edenílson e Cláudio Winck, mas já sem o mesmo ímpeto de antes. Ainda mais que, a essa altura, o América-MG já vencia em Belo Horizonte.