Esportes

Marrocos e Tunísia voltam à Copa do Mundo na edição da Rússia

Seleções se juntam a Nigéria, Senegal e Egito como representantes africanos no torneio de 2018

Por Globo Esporte 11/11/2017 17h20
Marrocos e Tunísia voltam à Copa do Mundo na edição da Rússia
Reprodução - Foto: Assessoria

Saíram os dois últimos classificados africanos para a Copa do Mundo. Neste sábado, Marrocos e Tunísia confirmaram o favoritismo na sexta e última rodada da fase de grupos das eliminatórias do continente e carimbaram o passaporte para disputarem o torneio na Rússia, em 2018. Ambas se juntaram a Nigéria, Senegal e Egito como representantes da região.

Benatia leva tapa na cabeça na comemoração do gol de Marrocos sobre Costa do Marfim (Foto: ISSOUF SANOGO / AFP)

A seleção de Marrocos não se intimidou com a pressão de jogar fora de casa neste sábado, resistiu ao ímpeto inicial de Costa do Marfim e venceu o confronto direto pela vaga do Grupo C. Mesmo com a vantagem do empate, ganhou por 2 a 0, com dois gols de defensores: Dirar, do Fenerbahçe, e Benatia, da Juventus, marcaram em Abidjan. Os marroquinos encerraram a campanha sem sofrer gols, com 12 pontos, deixando os marfinenses com oito e fora da primeira Copa depois de quatro participações seguidas. Eliminados antecipadamente, Gabão e Mali empataram por 0 a 0 na outra partida da chave.

Vai ser a quinta participação de Marrocos em Copas do Mundo, a primeira depois de 20 anos. A última tinha sido em 1998, na França - anteriormente, foram em 1970, 1986 e 1994.

Boussoufa comemora a classificação de Marrocos para a Copa do Mundo (Foto: ISSOUF SANOGO / AFP)

Também com a vantagem do empate e podendo até perder, pois era líder do Grupo A com três pontos de vantagem, a Tunísia garantiu a vaga contra a Líbia com 0 a 0 em casa. No outro jogo da chave, a República Democrática do Congo até conseguiu vencer nos seus domínios, com dois gols no fim, mas o 3 a 1 sobre Guiné depois de chegar a ceder a igualdade foi insuficiente para chegar à frente. Terminou com 13 pontos, a um dos tunisianos.

Jogadores da Tunísia comemoram a classificação para a Copa do Mundo (Foto: REUTERS/Zoubeir Souissi)

Vai ser também a quinta participação da Tunísia em Copas do Mundo, mas a volta da seleção é depois de 12 anos, em vez dos 20 dos marroquinos. A última que disputaram foi em 2006, na Alemanha. Anteriormente, foram em 1978, 1998 e 2002.

Agora faltam apenas seis vagas na Copa do Mundo. Quatro classificados saem da repescagem da Europa, a partir de domingo, e dois dos confrontos intercontinentais Peru x Nova Zelândia e Austrália x Honduras.

Classificados para a Copa do Mundo da Rússia 2018 (Foto: GloboEsporte.com)