Esportes

STJD desqualifica denúncia e Jô, do Corinthians, é suspenso por uma partida

Tribunal rejeita tese de agressão e classifica chute em Rodrigo, da Ponte Preta, como ato hostil

Por Texto: Vicente Seda com Fonte: Globo Esporte 08/11/2017 16h48
STJD desqualifica denúncia e Jô, do Corinthians, é suspenso por uma partida
Reprodução - Foto: Assessoria

O atacante Jô, do Corinthians, foi suspenso por uma partida pela 3ª Comissão Disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) nesta quarta-feira. O atleta foi julgado por ter acertado um chute no zagueiro Rodrigo, da Ponta Preta, em jogo do Campeonato Brasileiro em 29 de outubro.

Independentemente do resultado, Jô já tinha participação assegurada no duelo desta noite contra o Atlético-PR, em Curitiba, já que qualquer punição só vale a partir do dia seguinte ao julgamento. O jogador deve cumprir o gancho, portanto, no confronto com o Avaí, sábado, em Itaquera.

O corintiano foi denunciado no artigo 254-A do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), “praticar agressão física durante a partida”, cuja pena prevista é de quatro a 12 jogos de suspensão. Os auditores, porém, entenderam que ele deveria ser julgado por ato hostil, o artigo 250, com pena mais branda, de uma a três partidas.

Após o resultado, a procuradoria informou que irá recorrer. João Zanforlim, advogado do Corinthians, disse que conversará com a diretoria do clube para analisar se tenta um efeito suspensivo para que Jô jogue no sábado.

Jô, porém, entra em campo nesta quarta pendurado, com dois cartões amarelos. Se leva o terceiro, terá que cumprir suspensão automática contra o Avaí e, então, a punição imposta pelo STJD passa para a partida seguinte, contra o Fluminense, no dia 15.

Após o clássico contra o Palmeiras, no último domingo, Jô admitiu o chute e afirmou que “toda ação gera uma reação” – os dois se enroscaram dentro da área pouco antes.

No tribunal, Jô, em depoimento gravado – ele está com a equipe em Curitiba para o jogo desta quarta –, se defendeu:

– Ele (Rodrigo) estava enchendo o saco, tem essa coisa de ficar catimbando, normal. Tive um contato com ele, falei para ele deixar, parar de falar, e continuar o jogo. Não foi uma agressão. Não tenho um histórico – afirmou.

O atacante do Corinthians é um dos artilheiros do Brasileiro, ao lado de Henrique Dourado, do Fluminense, com 16 gols.