Esportes

Tribunal de Moscou emite mandado de prisão para delator de esquema de doping

Grigory Rodchenkov vive nos Estados Unidos desde que divulgou a participação do governo russo na manipulação de amostras

Por Fonte: Globo Esporte 28/09/2017 16h50
Tribunal de Moscou emite mandado de prisão para delator de esquema de doping
Reprodução - Foto: Assessoria

O Tribunal de Moscou anunciou nesta quinta-feira que emitiu no dia 21 de setembro um mandado de prisão para o delator do escândalo de doping da Rússia. Grigory Rodchenkov, ex-diretor do laboratório antidoping do país, mora nos Estados Unidos desde que tornou-se testemunha na investigação da fraude. As informações são da agência de notícias Reuters.

Rodchenkov foi apontado pela Agência Mundial Antidoping (Wada) como "ajudante e facilitador de atividades de doping" e admitiu às autoridades ter destruído mais de 1.400 amostras no laboratório de Moscou, evitando assim que atletas russos fossem flagrados pelo uso de substâncias proibidas.

Foi Rodchenkov quem afirmou publicamente que o governo russo estava diretamente envolvido no esquema de doping e que a agência de segurança FSB ajudou a manipular o controle antidoping dos Jogos de Inverno de Sochi, em 2014. A Rússia nega essas alegações.