Esportes

Além do braço: Vasco tem pontos positivos a levar da derrota para o Corinthians

Time mostra mais gosto pela posse de bola, assim como deseja o novo comandante

Por Globoesporte.com 18/09/2017 09h36
Além do braço: Vasco tem pontos positivos a levar da derrota para o Corinthians
Reprodução - Foto: Assessoria

O gol marcado por Jô com a ajuda do braço foi um duro golpe para o Vasco, que conseguia fazer um jogo equilibrado com o Corinthians e via sua defesa ir para a terceira partida seguida sem sofrer gol. A derrota por 1 a 0, domingo, em São Paulo, fez o time cair para a nona posição na classificação, mas também há pontos positivos para serem levados em conta no segundo jogo de Zé Ricardo.

Nas três semanas que está no comando do time, o treinador conseguiu iniciar uma mudança de estilo para deixá-lo com as características que entende serem as ideais. A principal é a valorização maior da posse de bola em vez da aposta na velocidade apregoada por Milton Mendes.

No primeiro tempo, o Vasco teve 50% de posse de bola, e um lance simbolizou esta alteração de pensamento da equipe. Foram 22 passes trocados até que o goleiro Cássio fizesse a defesa nos pés de Andrés Rios.

- A mudança é devagar. São apenas três semanas de trabalho. Mas os jogadores estão buscando entender o que queremos. Há muita coisa para melhorar - disse Zé Ricardo.

Gilberto: poucos minutos, mas boa impressão

Principal novidade para o duelo com Corinthians, Gilberto foi escalado ao lado de Jean no setor de marcação do meio de campo. Ele ficou apenas 14 minutos em campo por causa de um problema na coxa, mas deixou boa impressão, apesar do pouco tempo. O jogador conseguiu usar sua força para marcar e levar o time ao ataque, além de dar mais opções pela direita. Será interessante que tenha outra chance nesta função quando se recuperar.

- A saída prematura do Gilberto nos dificultou, entendíamos que a saída por dentro poderia nos ajudar. O Escudero é mais técnico, não tem tanta aproximação no ataque e infiltração. Queríamos isso com o Gilberto. Depois acertamos, adiantamos o Escudero, fizemos com que ficasse mais próximo do Nenê. Equilibramos - analisou Zé Ricardo.

Contra o Sport, o treinador terá novamente à disposição o volante Wellington, que cumpriu suspensão.

Nenê protagonista

Assim como tem sido desde que ganhou mais liberdade no setor ofensivo desde que Milton Mendes saiu, o meia-atacante comandou as ações do time. Driblou, protegeu, lançou e finalizou três vezes com muito perigo. Confirmou o que Zé Ricardo disse em sua entrevista de apresentação do Vasco. Na ocasião ele afirmou que Nenê era fundamental.

O elenco ganha folga nesta segunda e se reapresenta na terça, em São Januário. O próximo jogo será contra o Sport, segunda-feira, dia 25, na Ilha do Retiro. A equipe está na nona posição no Brasileiro com 31 pontos.