Esportes

Primeira Copa CT Júnior Pião de Futevolêi é disputada neste sábado

Origem do futevôlei foi em função de uma proibição policial que impedia de jogar futebol na praia

Por Tribuna Independente 26/08/2017 16h55
Primeira Copa CT Júnior Pião de Futevolêi é disputada neste sábado
Reprodução - Foto: Assessoria

Aconteceu neste sábado, a primeira Copa CT Júnior Pião de Futevôlei, na orla de Pajuçara. A competição reuniu atletas experientes e também alunos do espaço, com objetivo de descobrir novos talentos do esporte. “Temos esse trabalho agora com os jovens e eu continuo jogando e competindo. Mas agora posso passar meus conhecimentos para novas gerações. A copa será no espaço montado em frente ao restaurante Terraço na Pajuçara”, explica Júnior Pião.

Ele tem um grande currículo. Júnior Pião tem muitas conquistas ao longo da carreira de 23 anos. O atleta tem cinco títulos mundiais, dois brasileiros, 15 alagoanos e foi 10 vezes campeão norte-nordeste de futevôlei.

Pião destaca que o esporte vem crescendo com a passagem dos anos e acredita que muitas pessoas podem aprender a jogar com muita dedicação. Hoje, com 38 anos de idade, ele segue participando de grandes competições e trazendo títulos para Alagoas. “Depois do futebol, acredito que o futevôlei é o esporte mais procurado no Brasil. Em Maceió, cresceu bastante também. Hoje, a maioria dos bairros tem uma quadra por conta das revitalizações que foram feitas, e assim, abrem espaço para muitas pessoas jogarem. Mas é sempre interessante ter um profissional, ter um técnico. Por isso a procura dos alunos pelo CT está grande”, explica.

A origem do futevôlei foi em função de uma proibição policial que impedia de jogar futebol na praia. Uma forma de driblar isto era usar a quadra de vôlei, com espaço e rede delimitados, o que era permitido. Foi assim que o ex-jogador Otávio Moraes, o Tatá e sua turma criaram o futevôlei em 1962.

A princípio utilizavam as traves (sem redes) dos campos de futebol de areia em substituição às redes de vôlei, e adotavam regras semelhantes ao vôlei de praia: três toques com a cabeça ou pés e a bola não podia tocar o chão dentro do espaço delimitado. Começaram com 6 jogadores de cada lado, e com a melhoria técnica dos jogadores surgiram as duplas.