Esportes

Maior vencedora, Marta volta a ficar fora da briga pelo prêmio de melhor do mundo

A brasileira esteve doze vezes consecutivas entre as indicadas

Por Globoesporte.com 17/08/2017 12h46
Maior vencedora, Marta volta a ficar fora da briga pelo prêmio de melhor do mundo
Reprodução - Foto: Assessoria

Assim como aconteceu em 2015, Marta não brigará pelo prêmio de melhor jogadora do mundo. Apesar de ter sido uma das três finalistas no ano passado, ajudada pela Olimpíada do Rio, a maior vencedora da disputa ficou fora da relação de 10 nomes divulgada pela Fifa nesta quinta-feira. A brasileira esteve 12 vezes consecutivas entre as indicadas e é a maior vencedora da premiação, com cinco troféus. A última conquista da atacante do FC Rosengard no prêmio aconteceu em 2010, quando chegou a defender o Santos.

As 10 concorrentes, em ordem alfabética, são as seguintes: Lucy Bronze (ING - Manchester City), Deyna Castellanos (VEN - Santa Clarita Blue Heat), Pernille Harder (DIN - Linkopings / Wolfsburg), Sam Kerr (AUS - Perth Glory / Sky Blue), Carli Lloyd (EUA - Houston Dash / Manchester City), Dzsenifer Marozsan (ALE - Lyon), Lieke Martens (HOL - Barcelona), Vivianne Miedema (HOL - Bayern de Munique), Wendie Renard (FRA - Lyon) e Jodie Taylor (ING - Arsenal).

Os vencedores das categorias de treinadores e jogadores do futebol feminino e masculino serão escolhidos agora em um processo que terá votos dos técnicos das seleções nacionais, capitães, jornalistas e fãs. A votação para o público começa na próxima segunda-feira através do site oficial da entidade. O pleito termina no dia 7 de setembro e, no mesmo mês, serão divulgadas as listas com os três finalistas de todas as categorias.

Os outros prêmios da cerimônia da entidade, que acontecerá no dia 23 de outubro, em Londres são: Fifa Fair Play, Puskás (gol mais bonito), seleção do ano e o melhor goleiro do mundo.