Esportes

Atleta alagoano conquista ouro e é campeão Sul-Americano de karatê

Cristiano dos Santos foi ouro e conquistou o título de campeão sul-americano na categoria adulto faixa vermelha e laranja, modalidade kumitê

Por Assessoria 17/07/2017 11h15
Atleta alagoano conquista ouro e é campeão Sul-Americano de karatê
Reprodução - Foto: Assessoria
É CAMPEÃO! Roteiro fez história em sua primeira participação em um campeonato internacional de karatê interestilos, no último domingo(16). Nosso atleta Cristiano dos Santos foi ouro e conquistou o título de campeão sul-americano na categoria adulto faixa vermelha e laranja, modalidade kumitê. Carlos Daniel ficou com a prata e se tornou vice-campeão na categoria juvenil, também na modalidade kumitê. Ao todo, eles conquistaram 4 medalhas no campeonato e representaram bem Alagoas, integrando a seleção brasileira de karatê interestilos e divulgando o nome do nosso país no evento, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de julho na cidade de Córdoba, na Argentina. O ESPORTE QUE JÁ VIROU TRADIÇÃO EM ROTEIRO

O incentivo à prática de esportes tem sido uma característica constante na gestão do prefeito Wladimir Brito. E um dos primeiros passos dados nesse sentido foi a formação do grupo de karatê roteirense, uma novidade no município que, desde o começo, conquistou os alunos da rede municipal de ensino.

Sua criação aconteceu em maio de 2014, época em que contava com apenas 4 alunos – hoje, são 73. As aulas acontecem às terças (às 8h) e às sextas (às 14h), no ginásio da escola Francisco Sebastião Soares Palmeira, sob o comando do professor Leandro Freitas. O único requisito exigido para que os alunos façam parte do projeto é ter matrícula regular no sistema público de educação.

Embora tenha sido criado há apenas três anos, o grupo tem números expressivos no que se refere a conquistas de medalhas e participação em campeonatos. São 32 medalhas de ouro, 37 de prata e 34 de bronze, totalizando 103 medalhas ao longo desse período. Algumas delas têm um significado especial, como as duas de ouros no Norte Nordeste (2016) e as duas de ouro no campeonato brasileiro (2015). Esses resultados têm consolidado o karatê roteirense como uma potência regional. O título mais recente foi a segunda colocação geral na copa Maceió de Karatê Interestilos, realizada em maio de 2017.

 O desempenho do esporte em Roteiro tem chamado atenção nacional. Em maio deste ano, representantes da seleção brasileira de karatê convocaram dois dos nossos atletas para integrar a equipe e representar alagoas no campeonato sul-americano, que será realizado na cidade de Córdoba, na Argentina, entre os dias 12 e 17 de julho. Cristiano dos Santos (campeão Norte Nordeste 2016) e Carlos Daniel (Campeão Brasileiro 2015) são os únicos nordestinos a participar do evento. Os treinamentos estão sendo intensos e exigindo cada vez mais dos meninos, afinal, um campeonato internacional tem demandas superiores às que eles estão acostumados.

“Tudo isso graças ao apoio incondicional da prefeitura de Roteiro através do prefeito Wladimir Britto e do secretário de esporte e lazer Alysson Reis, além da secretaria de educação através da secretária Ana Ribeiro. Os meninos estão se dedicando ao máximo, estamos aprimorando as partes físicase técnicas para fazer bonito em mais um competição”, explicou o professor Leandro.