Esportes

Botafogo vence Nacional em Montevidéu com gol de João Paulo

Time carioca vai precisar de um empate no jogo da volta, no dia 10 de agosto

Por Gazeta Esportiva 07/07/2017 01h17
Botafogo vence Nacional em Montevidéu com gol de João Paulo
Reprodução - Foto: Assessoria

O Botafogo segue fazendo história na Copa Libertadores. Numa partida em que mostrou muita raça, a equipe de General Severiano derrotou o Nacional, do Uruguai,por 1 a 0, em partida disputada na noite desta quarta-feira, no estádio Parque Central, na capital uruguaia, pelas oitavas de final do torneio. O único gol foi marcado pelo meia João Paulo, no primeiro tempo. Agora, o time carioca vai precisar de um empate no jogo da volta, no dia 10 de agosto, no Estádio Nilton Santos, para garantir a vaga para a próxima etapa da competição sul-americana.

O time dirigido por Jair Ventura fez uma partida marcada pela dedicação dos seus jogadores que conseguiram suportar a forte pressão do Nacional, principalmente no primeiro tempo. Com grande atuação de Joel Carli, a defesa alvinegra esteve impecável e foi a grande responsável pelo grande resultado alcançado fora de casa.

O jogo – Debaixo de muita chuva e temperatura baixa, Nacional e Botafogo começaram a partida com muita disposição. O time uruguaio marcava a saída de bola , tentando dificultar a troca de passes da equipe carioca. Aos três minutos, a equipe uruguaia criou a primeira chance. Viudez fez ótima jogada pela direita e cruzou. Emerson Silva não conseguiu cortar e atrapalhou Gatito Fernández, mas Arnaldo chegou antes de Ramírez e aliviou o perigo. Logo depois, Viudez arriscou da intermediária e Gatito Fernández defendeu com segurança.

O Nacional ficava mais tempo com a bola e Viudez era o encarregado de organizar as jogadas de ataque da sua equipe. Aos 11 minutos, Polenta cruzou e Silveira subiu mais do que Emerson Silva e cabeceou com perigo. Três minutos depois, o time da casa criou a sua melhor oportunidade para marcar. Após cruzamento na área, a zaga não cortou e Silveira completou. A bola passa pela pequena área e Romero falha ao tentar concluir quando estava livre .Fernéndez apanhou a sobra, mas seu chute foi bloqueado por Gatito Fernández que usou a perna direita para evitar o primeiro gol uruguaio.

O Botafogo só apareceu na área uruguaia aos 20 minutos quando Rodrigo Pimpão recebeu na esquerda e lançou para a entrada de Bruno Silva, mas o volante, bem marcado. não conseguiu concluir.Aos 22 minutos, Rodrigo Pimpão derrubou Fucile ao lado da área. Na cobrança de Viudez, Gatito aliviou de soco. O meia-atacante Viudez era o principal jogador da equipe da casa, conduzindo sua equipe para o ataque com velocidade e talento, dando muito trabalho aos zagueiros do time carioca.

Os jogadores do Nacional se revoltaram quando, aos 28 minutos, após cruzamento na área, o lateral Victor Luiz usou as mãos para evitar que a bola o encobrisse. O árbitro não marcou o pênalti. O jogo ficou nervoso com muitas entradas ríspidas e muitas reclamações por parte dos jogadores das duas equipes que tentavam pressionar a arbitragem.

Mesmo dominado, o Botafogo marcou o primeiro gol, aos 37 minutos. Rodrigo Pimpão arrancou pela esquerda e fez lançamento perfeito para Bruno Silva que entrava livre pela direita. O volante bateu, a bola desviou na zaga e sobrou para João Paulo que, inteiramente livre, só teve o trabalho de desviar do goleiro uruguaio. Foi o primeiro gol de João Paulo com a camisa alvinegra.

o Nacional não ficou desanimado com a desvantagem e seguiu pressionando em busca do gol do empate. Viudez cruzou, Carli cortou e Carballo chegou batendo de forma violenta, mas a bola passou perto. Logo depois, a equipe da casa desperdiçou uma chance incrível. Após lançamento na área, o zagueiro Emerson Silva falhou de forma grotesca e a bola sobrou para Fernandéz que tocou para Silveira, inteiramente livre na pequena área, mas o atacante, sem ter ninguém pela frente, mandou a bola por cima.

Os dois times voltaram sem modificações para o segundo tempo. E a partida seguiu truncada com o Nacional ficando mais tempo com a bola e o Botafogo se defendendo com muito empenho, mas sem conseguir segurar a bola no ataque. Para tentar aumentar a força ofensiva da sua equipe, o técnico do Nacional tirou o lateral direito Fucile e colocou o atacante Kevin Ramirez. O volante Romero passou a atuar do lado direito para recompor o sistema defensivo.

Só aos 16 minutos é que aconteceu o primeiro lance de perigo na segunda etapa quando Bruno Silva apanhou um rebote na entrada da área e chutou para uma defesa tranquila de Conde. O Nacional continuava pressionando, mas não conseguia chegar ao gol de Gatito, apesar da boa atuação de Viudez que seguia organizando as melhores jogadas da sua equipe. Aos 25 minutos, os zagueiros uruguaios se confundiram e a bola sobrou para Roger que bateu cruzado e Conde fez boa defesa.

O Botafogo não conseguia sair da defesa e se limitava a tentar bloquear as investidas do adversário. Já advertido com o cartão amarelo, João Paulo deixou o campo para a entrada de Camilo. Logo depois foi a vez de Pimpão que foi substituído por Guilherme. Nos minutos finais, o Nacional atacou de forma desesperada, mas a defesa do Botafogo, comandada por Joel Carli, soube se defender para garantir o importante resultado.