Esportes

Ex-jogador do Newcastle morre após passar mal em treino na China

Cheick Tioté tinha 30 anos e defendia o Beijing Enterprises, da Segunda Divisão local

Por Globo Esporte 05/06/2017 14h48
Ex-jogador do Newcastle morre após passar mal em treino na China
Reprodução - Foto: Assessoria

O volante marfinense Cheick Tioté, de 30 anos, morreu após passar mal no treino do Beijing Enterprises, da Segunda Divisão da China, nesta segunda-feira. O ex-jogador do Newcastle chegou a ser socorrido e encaminhado a um hospital, mas não resistiu. A causa da morte ainda não foi divulgada.

We are devastated to have learnt of the tragic passing of former Newcastle United midfielder Cheick Tioté in China today. #NUFC pic.twitter.com/PCrIEUyugv

— Newcastle United FC (@NUFC) 5 de junho de 2017

Em uma rede social chinesa, o clube informou que Tioté teve uma "perda repentina" de consciência no treinamento às 18h (hora local) e acabou declarado uma hora depois no hospital.

O atacante Demba Ba, companheiro de Tioté na Inglaterra, foi um dos primeiros a dar a notícia no Twitter. "Que Allah lhe dê o paraíso, meu irmão Tioté", escreveu.

???????????? may Allah gives grant you jannah brother Tiote ????????????

— Demba Ba (@dembabafoot) 5 de junho de 2017

O argentino Jonás Gutiérrez também lamentou a morte do amigo.

Muy triste escuchar del fallecimiento de tiote. Descansa en paz amigo. Very sad to hear about the pass away of tiote. Rip my friend. #nufc

— Jonas Gutierrez (@elgalgojonas) 5 de junho de 2017

"Um dos meus companheiros de time favoritos", disse o goleiro holandês Tim Krul.

Deeply sad to hear the news about Cheick.. One of my favourite teammates.. My thoughts are with his family. pic.twitter.com/FvS6TdDctP

— Tim Krul (@TimKrul) 5 de junho de 2017

Tioté estava na China desde fevereiro depois de passar seis anos e meio no Newcastle, onde disputou 156 jogos e marcou um único gol, porém bastante marcante: no empate por 4 a 4 com o Arsenal, em 2011, depois de estar perdendo por 4 a 0. Ele faria aniversário no próximo dia 21 de junho.

We'll never forget you, Cheick. ???? pic.twitter.com/c8aO6EyW5w

— Newcastle United FC (@NUFC) 5 de junho de 2017

Pela seleção marfinense, Tioté foi campeão da Copa Africana de Nações e disputou 52 jogos, participando das Copas do Mundo de 2010 e 2014 - na África do Sul, participou do lance que lesionou o brasileiro Elano, em jogo pela fase de grupos. Ele também defendeu o Anderlecht, da Bélgica, e Roda JC e Twente, da Holanda.

Tioté tira foto com um torcedor em Fortaleza durante a Copa do Mundo de 2014 (Foto: Yan Silveira/Arquivo Pessoal)