Esportes

Vitinho faz dois e coloca CSKA na fase prévia da Liga dos Campeões

Time de Moscou, que também tem Mário Fernandes, fica com vice-campeonato russo

Por Globo Esporte 21/05/2017 12h10
Vitinho faz dois e coloca CSKA na fase prévia da Liga dos Campeões
Reprodução - Foto: Assessoria

O CSKA não deu qualquer chance ao rival Zenit. Vitinho não deu oportunidade a Giuliano. Neste domingo, na última rodada do Campeonato Russo, o time de Moscou, que também tem o brasileiro naturalizado russo Mário Fernandes, derrotou o frágil Anzhi por 4 a 0, em casa, assegurou o vice-campeonato nacional e a vaga na fase preliminar da próxima Liga dos Campeões - o Spartak Moscou foi o campeão por antecedência. O atacante, ex-Botafogo e Inter, foi o grande destaque. Assumiu o protagonismo e fez dois bonitos gols.

No mesmo horário, também na capital Moscou, o Zenit, de São Petersburgo, até fez sua parte. Derrotou o Lokomotiv por 1 a 0, mas ficou um ponto atrás do CSKA na classificação final: 62 a 61. A equipe dos brasileiros Giuliano, ex-Inter e Grêmio, Maurício, volante que jogou no Fluminense, e Hernani, volante que defendeu o Atlético-PR, vai jogar a Liga Europa na próxima temporada. O Krasnodar fica em quarto e também vai para a Liga Europa.

Vitinho decide

O CSKA não deixou o Anzhi respirar. Em casa e com o Zenit muito próximo na tabela, tomou a iniciativa e fez logo 3 a 0 no primeiro tempo. Vitinho marcou o segundo e o terceiro. Primeiro, chute de esquerda da entrada da área. Depois, categoria para dominar cruzamento no peito e tocar por cima do goleiro. Substituído no fim do jogo, foi aplaudido de pé pelos torcedores.

Enquanto isso, não muito longe dali, o Zenit também tomava a iniciativa, só que fora de casa. Contra a equipe dos brasileiros Guilherme, goleiro que jogou no Atlético-PR e se naturalizou russo, e dos atacantes Maicon Bolt, ex-Fluminense, e Ari, ex-Fortaleza, Giuliano e companhia martelaram até abrir o placar com o atacante Kokorin. O meia brasileiro, que tem sido convocado por Tite, foi muito discreto. No segundo tempo, o português Danny fez 2 a 0. Não bastou para ir a Champions.

Os times russos agora entrarão de férias. Em julho, a Supercopa da Rússia vai marcar o início da próxima temporada. Spartak, campeão russo, e Lokomotiv, campeão da Copa da Rússia, vão se enfrentar em jogo único.

Antes, porém, a Rússia recebe a Copa das Confederações. De 17 de junho a 2 de julho, o país da próxima Copa do Mundo será palco da competição. Serão quatro sedes: Moscou, São Petersburgo, Kazan e Sochi. Oito seleções disputam o torneio: Rússia, Portugal, México e Nova Zelândia no Grupo A. No B, estarão Alemanha, Chile, Camarões e Austrália.