Esportes

Figueirense surpreende Goiás no Serra Dourada e vence na Série B

Com time reformulado, Alvinegro conquista os primeiros três pontos na competição com gol de Robinho

Por Globo Esporte 13/05/2017 21h18
Figueirense surpreende Goiás no Serra Dourada e vence na Série B
Reprodução - Foto: Assessoria

Goiás e Figueirense fizeram suas estreias no Campeonato Brasileiro da Série B na noite deste sábado. Melhor para os catarinenses, que venceram pelo placar de 1 a 0 em pleno Serra Dourada. Com gol único de Robinho, ainda no primeiro tempo, os alvinegros conquistaram os três primeiros pontos na luta pelo acesso à primeira divisão.

O Goiás volta a campo às 21h30 da próxima sexta-feira, dia 19 de maio, contra o América-MG, no Independência. Já o Figueirense, enfrenta o Náutico um dia depois, às 16h30, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

O JOGO

Na estreia no Campeonato Brasileiro da Série B, Goiás e Figueirense fizeram um primeiro tempo equilibrado, com leve domínio do time da casa. Por ter uma maior manutenção do time em relação ao estadual, quando foram campeões, os esmeraldinos demonstraram muito mais entrosamento em campo. Mas isso não significa que os donos da casa chegaram perto de balançar as redes. A melhor chance aconteceu aos dez minutos, quando Jean Carlos arriscou um chute de fora da área e a bola passou perto do gol de Thiago Rodrigues. Sem espaços para criar jogadas, Tiago Luis também arriscou de fora da área para uma boa defesa do goleiro alvinegro.

Se o Goiás dominava as ações, os visitantes foram mais efetivos. Com um time praticamente totalmente reformulado em relação ao estadual, as principais ações do Figueirense envolveram o atacante e estreante Henan. Foi dos pés dele o passe para o primeiro gol do jogo em uma das poucas chegadas dos catarinenses. Jorge Henrique roubou a bola no meio-campo e armou um belo contra-ataque. Henan recebeu e teve calma para encontrar Robinho, que chutou na saída de Marcelo Rangel para balançar as redes.

Sergio Soares modificou a equipe no intervalo. Precisando mais efetividade nas jogadas de ataque e colocou William no lugar de Jean Carlos, e Elyeser no lugar de Léo Sena. As mudanças demoraram para surtir efeito. Apenas aos 15 minutos, Carlos Eduardo fez uma bela jogada pela direita e cruzou para Michael, que cabeceou como manda a cartilha, forte, para o chão, mas encontrou um inspirado Thiago Rodrigues no caminho. Na sobra, Tiago Luis chutou e Bruno Alves salvou na pequena área. Na sequência, Victo Bolt arriscou, mas o goleiro alvinegro segurou firme.

Poucos minutos depois de salvar o Figueira, Thiago Rodrigues falhou. O goleiro furou ao sair do gol e teve sorte que Léo Gamalho furou na hora da finalização. Com o placar favorável, os visitantes mantiveram a paciência para sair em contra-ataque, mas sem muita eficiência. Tiago Luis ainda teve chance de empatar o jogo, mas chutou para fora. Fim de jogo: 1 a 0 para o Figueirense.