Esportes

Favoritos ao título, Flamengo e Atlético-MG estreiam com empate

Matheus Sávio marcou para os cariocas e Elias deixou tudo igual para os mineiros

Por Gazeta Esportiva 13/05/2017 19h00
Favoritos ao título, Flamengo e Atlético-MG estreiam com empate
Reprodução - Foto: Assessoria

Flamengo e Atlético abriram o Campeonato Brasileiro da Série A em 2017 com uma partida muito disputada, na tarde deste sábado, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Com um gol em cada etapa, Fla e Galo empataram em 1 a 1 diante de mais de 50 mil torcedores. Matheus Sávio abriu o placar aos 23 do primeiro tempo, e Elias, ex-Fla, empatou aos 14 da etapa complementar.

O Flamengo vira a chave para a Libertadores e decide sua classificação para o mata-mata da competição Sul-Americana na próxima quarta-feira, diante do San Lorenzo, na Argentina. No dia anterior, o Atlético decide a primeira colocação do grupo 6 recebendo o Godoy Cruz no Independência.

Pelo Brasileirão, O Fla volta a jogar no sábado, diante do Atlético-GO, no Serra Dourada, enquanto o Galo recebe o Fluminense, no domingo.

O Jogo

Flamengo e Atlético fizeram um jogo à altura da tradição do clássico do futebol brasileiro. O primeiro tempo foi bastante movimentado, e o Rubro-Negro criou as melhores chances de gol. Nos primeiros 20 minutos de bola rolando, as duas equipes buscaram o ataque, mas as duas defesas levaram sempre a melhor diante dos atacantes, e tanto Muralha como Victor pouco fizeram.

O Flamengo apresentou-se melhor organizado em campo, explorando como de hábito as jogadas pelos lados do campo. Já o Galo tinha dificuldades na ligação do meio com o ataque, e Fred e Robinho ficaram isolados na frente. Aos 23, o Flamengo abriu o placar no Maracanã. Everton avançou pela esquerda e tocou na frente para Matheus Sávio, que cortou para o pé direito, viu Guerrero dentro da área, e tentou o cruzamento em diagonal. O peruano tentou o desvio, mas a bola passou por todo mundo e morreu no fundo da rede.

O Atlético tentou reagir após levar o gol, mas foi o Fla que continuou criando as melhores chances e por pouco não ampliou antes do intervalo. Aos 28, o Galo tentava pressionar e a bola é cruzada na área. A defesa corta e a bola acaba com Elias, que tenta de primeira, mas manda muito longe da meta de Muralha.

Nos últimos minutos da primeira etapa, o Fla protagonizou dois contra-ataques em velocidade, e por pouco o gol não saiu. Aos 43, Matheus Sávio enfiou para Berrío na área, o colombiano não conseguiu finalizar e a bola ficou com Everton e depois Guerrero, que bateu de virada e a bola passou perto da trave direita. Aos 45, Berrío fez grande jogada pela direita, tocou por entre as pernas de Gabriel e entrou na área. O atacante preferiu o cruzamento ao invés de chutar em gol e buscou Guerrero na marca do pênalti, mas a zaga interceptou o passe.

No intervalo, o técnico Roger tentou melhorar a criação de jogadas de sua equipe com a entrada de Cazares no lugar de Otero, que pouco fez nos primeiros 45 minutos. Já o Fla voltou com a mesma formação. O Galo mostrou nova atitude logo que a bola rolou. Elias trabalhou bem pelo meio e rolou para Cazares, que com um lindo toque entre as pernas de Pará, entrou na área. O equatoriano se livrou de Muralha e tocou para o gol, mas Rafael Vaz apareceu para cortar e evitar o gol.

O Fla respondeu na mesma medida dois minutos depois. Contra-ataque em velocidade, Guerrero abriu para Everton penetrar na área pela esquerda, e o atacante ficou na frente de Victor. O chute saiu forte, mas o goleiro do Galo salvou com o pé direito. Aos 9, o Galo chegou muito perto do empate. Elias avançou pela direita e cruzou por baixo. A zaga rebateu, mas não conseguiu tirar a bola da área, e ela sobrou para Cazares. O Equatoriano foi rápido e bateu cruzado no canto esquerdo de Muralha, mas Rafael Vaz, novamente, cortou em cima da linha e salvou o Fla.

O gol de empate do Atlético saiu aos 14. Robinho tocou para Fred na área pela direita. O atacante atraiu a marcação de três Rubro-Negros e rolou para a entrada de Elias, que bateu de primeira no ângulo de Muralha, sem chance para o goleiro. Com a igualdade no placar o jogo ficou ainda mais emocionante, com as duas equipes partindo em busca do gol da vitória. Aos 28, Cazares fez outro carnaval na defesa do Fla. Dentro da área pela esquerda, o atacante cortou para dentro e bateu cruzado. A bola passou perto de Fred, que entrava de carrinho para empurrar para o gol.

Aos 32, escanteio pela direita do ataque e a bola é levantada na área do Atlético. Victor corta de soco e a bola sobra para Réver tentar o toque de primeira para o gol. Fábio Santos cortou de cabeça e impediu o segundo do Fla.

Quatro minutos depois o Fla teve outra grande oportunidade de pular na frente no placar. Bola cruzada na área, Guerrero manda para o gol e com Victor já fora do lance, um defensor corta em cima da linha.

O técnico Zé Ricardo colocou em campo o jovem Vinícius Jr., revelação da base, que fez seu primeiro jogo entre os profissionais. O jogo continuou lá e cá até o apito final. Aos 44, Pará levantou na área e Guerrero cabeceou com perigo, por cima do gol de Victor. Dois minutos depois, Renê cruzou da esquerda e Ederson acertou de primeira, mas a bola saiu à direita do gol. O Galo teve sua última oportunidade aos 47. Rafael Moura recebeu na frente e lançou Cazares. O equatoriano dominou e soltou um balaço por cima do travessão.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 1 X 1 ATLÉTICO-MG

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 13 de maio de 2017 (Sábado)

Horário: 16h(de Brasília)

Renda: R$ 1.874.265,00

Público: 42,575 pagantes (50.220 presentes)

Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)

Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)

Cartões amarelos: Fábio Santos, Ralph, Rafael Carioca (Galo); Trauco, Everton (Fla)

Gols:

FLAMENGO: Matheus Sávio, aos 23min do 1º tempo

ATLÉTICO: Elias, aos 14 min do 2º tempo

FLAMENGO: Alex Muralha, Pará, Rafael Vaz, Rever e Miguel Trauco (Ederson); Márcio Araújo, Willian Arão, Matheus Sávio (Renê) e Everton; Orlando Berrío (Vinícius Jr) e Paolo Guerrero

Técnico: Zé Ricardo

ATLÉTICO: Victor, Carlos César, Felipe Santana, Gabriel e Fábio Santos; Adilson, Rafael Carioca, Elias e Rômulo Otero (Cazares); Robinho ( Maicosuel) e Fred (Rafael Moura)

Técnico: Roger Machado.