Esportes

Corinthians empata com São Paulo e reedita final histórica contra a Ponte

Vitória conquistada no Morumbi, no jogo de ida, garantiu o Timão na decisão

Por R7 23/04/2017 19h27
Corinthians empata com São Paulo e reedita final histórica contra a Ponte
Reprodução - Foto: Assessoria

Quarenta anos depois, Corinthians e Ponte Preta farão novamente a final do Campeonato Paulista. A classificação do Timão foi definida neste domingo (23) com empate em 1 a 1 com o São Paulo, em Itaquera - no jogo de ida, no Morumbi, o Timão venceu por 2 a 0. 

Para o torcedor corintiano, o encontro com a Macaca será especial. Foi no dia 13 de outubro de 1977 que Basílio, o Pé de Anjo, marcou o gol da vitória sobre a Ponte Preta, no Morumbi, e colocou fim a um jejum de quase 23 anos sem conquistas importantes do Alvinegro do Parque São Jorge – o mais longevo período sem títulos da história do Corinthians.

Desta vez, para garantir a vaga na decisão e escrever o novo capítulo entre as equipes o Timão contou com Jô, o homem dos clássicos. Como de costume, ele balançou as redes no Majestoso e foi decisivo no resultado da partida, que começou movimentada. Logo que soou o apito, o Corinthians partiu para cima em bloco pressionando com tudo a saída de bola do rival. Mas, o São Paulo não se sentiu acuado e reagiu em perigoso contragolpe ainda aos 4 minutos de jogo. Thiago Mendes tocou para Pratto na ponta direita e o atacante chutou cruzado tirando tinta da trave de Cássio. Era o cartão de visita dos comandos de Rogério Ceni.

A resposta do Timão veio pouco depois, quando Pablo desperdiçou uma chance clara de abrir o placar após falta cobrada por Jadson dentro da área. Sozinho, o zagueiro do Timão se atrapalhou, não conseguiu cabecear e desviou de ombro para fora. Perdeu. Vacilou.

No decorrer da etapa o time do São Paulo adiantou a marcação e passou jogar no seu campo ofensivo. E assim quase marcou aos 16. Gilberto recebeu na esquerda, cruza rasteiro, e o corintiano Guilherme Arana quase marcou contra ao afastar o perigo pela linha de fundo. Porém, na sequência, Rodriguinho avançou pelo meio e chutou de pé esquerdo, de fora da área. A bola passou perto do gol de Renan Ribeiro.

Do outro lado, Cueva também arriscou. O camisa 10 do Tricolor passou pela marcação na esquerda e chutou da entrada da área exigindo que Cássio espalmasse para evitar o gol do São Paulo. Mas, como a tônica do duelo era “lá e cá”, aos 38 minutos a Arena Corinthians explodiu em uníssono “uuuuuuuh” quando Romero acertou a trave em arremate pela esquerda.

O som da torcida corintiana só não foi maior do que o ouvido logo depois, quando Jô marcou, de pé esquerdo, após cobrança de falta de Jadson na esquerda. Eram jogados 46 minutos do primeiro tempo e o Timão ampliou a vantagem conquistada no Morumbi – na casa do São Paulo a vitória havia sido por 2 a 0.

Depois do intervalo Rogério Ceni mexeu no Tricolor. Ele colocou Luiz Araújo no lugar de Júnior Tavares, trocou Gilberto por Chávez e Cueva por Thomaz. A tentativa era pressionar o rival e tirar a vantagem que a esta altura era de três gols para o Timão. Porém, pouco adiantou. Pratto ainda empatou, mas o Corinthians tocou a bola e cozinhou o jogo até o final.