Esportes

MP entra com ação civil para garantir torcida única nos clássicos CSA x CRB

Liminar do órgão estadual visa que recomendação feita em fevereiro seja cumprida

06/04/2017 15h42
MP entra com ação civil para garantir torcida única nos clássicos CSA x CRB
Reprodução - Foto: Assessoria

Atualizada às 15h54

O Ministério Público de Alagoas entrou na quarta-feira (5) com uma ação civil pública com pedido de liminar para que seja determinada a realização dos jogos entre CSA e CRB pelo Campeonato Alagoano de 2017 apenas com a torcida do mandante das partidas. A ação visa o cumprimento de recomendação feita pelo órgão estadual em fevereiro. Assinam o documento os promotores de Justiça Sandra Malta Prata Lima, do Juizado do Torcedor, e Max Martins de Oliveira e Silva, da Defesa do Consumidor.

Em sua argumentação, os promotores apontam fatos registrados pelos órgãos de segurança no dia do clássico realizado entre os clubes no dia 5 de fevereiro pela Copa do Nordeste.

“Nada obstante ter sido disponibilizado um contingente de 425 policiais, foi relatado no Relatório de Policiamento a prisão de onze pessoas e duas apreensões de menores, além das seguintes ocorrências: a) prisão ocorrida na rua do Sol, onde quatro indivíduos, com roupas do CSA, portavam arma de fogo (revólver) e foguetes de rojão; b) agressão na ladeira da Catedral a um torcedor do CRB; c) agressão na praia da Avenida, a um torcedor do CSA; d) consumo de substâncias entorpecentes por parte da Torcida Organizada do CRB no Coreto em frente ao Memorial da República, durante a concentração da aludida TO; e) tentativa de depredação por nove integrantes da Torcida Organizada do CSA a um coletivo, no bairro de bebedouro, logo após a partida, f) briga entre as torcidas do CSA e CRB no Distrito de Fernão Velho, logo após o jogo; g) tumulto ocasionado por torcedores do CSA e CRB na Avenida Fernandes Lima, logo após o jogo; h) confronto entre as torcidas do CSA e CRB, antes da partida, no Conjunto José Tenório, na Serraria; i) 02 (duas) pessoas presas durante o jogo, por invasão de campo; j) briga entre torcedores do CSA nas Arquibancadas Alta e Baixa, durante a partida”, diz trecho da ação.

Já em março, em reunião na qual compareceram representantes do MP, da Federação Alagoana de Futebol, do Tribunal de Justiça de Alagoas, dos dois clubes, Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar, ficou acordado por unanimidade que os clássicos pela competição aconteceriam com torcida única em 2017.

No entanto, o CRB entrou, através do advogado Mário Peixoto, com mandado de garantia no Tribunal de Justiça Desportiva para que os ingressos fossem disponibilizados para os torcedores alvirrubros.

O MP contesta, já que o presidente do CRB, Marcos Barbosa, foi um dos participantes da reunião no Tribunal de Justiça e que concordou com a decisão das torcidas únicas. O órgão ressalta a ‘sensação de forte insegurança jurídica e institucional’ se a recomendação não for cumprida.

Liminar deferida

O Ministério Público, através de sua assessoria de comunicação, informou que a liminar foi deferida e acatou a recomendação do órgão. A decisão foi do Juiz de Direito Sérgio Roberto da Silva Carvalho. O acordo firmado na reunião de março deve ser cumprido pelos réus.