Esportes

Com péssima arbitragem e apagão, Flamengo e Vasco empatam em 1x1

Luís Antônio Silva Santos marcou pênalti equivocado nos minutos finais e também irritou vascaínos ao expulsar Luís Fabiano

Por Globo Esporte 26/03/2017 21h45
Com péssima arbitragem e apagão, Flamengo e Vasco empatam em 1x1
Reprodução - Foto: Assessoria

Luís Antônio Silva Santos se tornou o personagem principal de um Flamengo e Vasco conturbado. Não faltaram polêmicas no empate em 2 a 2 no Mané Garrincha, em Brasília. Primeiro, a expulsão de Luís Fabiano, com o atacante deixando o campo revoltado. Depois, o gol anulado do Flamengo no segundo tempo, de Réver. E, por fim, um pênalti marcado equivocadamente para o Vasco - o árbitro marcou toque de mão, mas a imagem mostra que a bola bateu na barriga de Renê. O camisa 10 Nenê cobrou e assegurou o empate. Os jogadores do Flamengo reclamaram muito da marcação. E o personagem de camisa azul acabou ofuscando um clássico muito disputado nos 90 minutos. Antes de Nenê, Pikachu, Arão e Berrío balançaram as redes.

Com o empate, o Vasco está na quarta posição no Grupo C da Taça Rio, com seis pontos, atrás de Volta Redonda (seis), Portuguesa (sete) e Fluminense (nove pontos). Na classificação geral, o clube está em quarto lugar, ou seja, dentro da zona de classificação para as semifinais do Campeonato Carioca. Mas a situação é delicada. Os rubro-negros, por sua vez, estão classificados para a fase final da competição e lidera o Grupo B da Taça Rio.

Na próxima rodada, o Flamengo enfrenta o Volta Redonda no Raulino de Oliveira, às 21h45 de quarta-feira. Na quinta, às 21h30, o Vasco receberá o Boavista em São Januário.

O clássico começou movimentado, com o Vasco mais perigoso. Finalizações de Andrezinho e Pikachu, aos cinco e aos sete minutos, assustaram Muralha. O Flamengo acordou e a partida ficou truncada. Mas era nítido o domínio cruz-maltino. Após dividida entre Luís Fabiano e Réver, aos 15, Nenê ficou com a sobra pela esquerda e cruzou à meia altura para Pikachu completar: 1 a 0.

O Flamengo tentava buscar mais o ataque, mas a zaga do Vasco levava vantagem. A luz então apagou no Mané Garrincha, aos 27. A queda de energia durou nove minutos. E o time da Gávea voltou melhor, criou chances, duas delas para Damião completar de cabeça. De falta, Mancuello também não conseguiu. Na frente no placar, o time de Milton Mendes aguardava chances de contra-ataque. A grande chance foi nos acréscimos. Pará teve espaço na área até para finalizar, preferiu o passe para Damião que, livre, furou de forma bisonha de frente para Jordi.

O segundo tempo começou quente, com o Flamengo partindo para cima e o Vasco ainda perigoso nos contra-ataques. Mas tudo virou confusão aos oito, quando Luís Fabiano se irritou ao receber um amarelo por falta em Márcio Araújo. Foi peitar o árbitro Luís Antônio Silva Santos, que se desequilibrou e aplicou o vermelho. O atacante saiu furioso do gramado.

Logo em seguida, em cobrança de falta, Réver, de cabeça e em posição legal, mandou para a rede. Mas a arbitragem considerou que Damião, impedido, participou da jogada e anulou o gol. Aos 14, com um a mais, o Flamengo empatou. Mancuello cobrou escanteio e Arão, de cabeça, igualou o placar. O time de Zé Ricardo passou a dominar as ações e pressionar pela virada, que não tardou. Aos 19, Berrío fez o segundo, em chute forte após limpar a marcação. Aos 44, Douglas ainda carimbou o travessão em chute forte da intermediária. Já nos acréscimos, o árbitro enxergou pênalti em uma bola que bateu na barriga de Renê. Nenê cobrou e empatou. Dessa vez, a revolta foi dos rubro-negros: 2 a 2.