Esportes

Sismógrafo registra pequeno terremoto após gol do Barcelona

Instituto que fica perto do estádio detecta maior vibração já registrada durante um jogo de futebol com gol de Sergi Roberto

Por Globo Esporte 09/03/2017 22h26
Sismógrafo registra pequeno terremoto após gol do Barcelona
Reprodução - Foto: Assessoria
Um terremoto aconteceu no Camp Nou nesta quarta-feira após o sexto gol do Barcelona contra o PSG. Não, não é exagero ou uma metáfora. É uma informação. Um sismógrafo instalado no Instituto de Ciências da Terra Jaume Almera, que fica a cerca de 500 metros do estádio, registrou um pequeno tremor no local depois do gol marcado por Sergi Roberto, na vitória por 6 a 1 que garantiu o Barça nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.

Em entrevista ao jornal “El País”, o sismólogo George Diaz disse que o pulo e a vibração das quase 100 mil pessoas que estavam no Camp Nou gerou um tremor maior que o comum em jogos de futebol. Segundo ele, foi a maior vibração registrada em uma partida até agora no aparelho, comprado há cinco anos pelo instituto.

– Com as coisas mais simples você aprende. Foi um pequeno terremoto. É a maior vibração deste tipo registrada até agora. É uma vibração que as pessoas não notam em 100 metros, porque ela vai desaparecendo – comentou o cientista.

O sismógrafo registrou tremores em todos os gols do Barcelona. A intensidade foi aumentando a cada gol. No terceiro gol, marcado por Messi, de pênalti, a vibração já foi maior que o normal. No entanto, após o gol de Cavani, para o PSG, a intensidade diminuiu, e o quarto e quinto gols do Barça não tiveram tanta força. No entanto, com o 6 a 1 veio a “apoteose”, nas palavras de George Diaz.

De acordo com o cientista, as vibrações registradas são semelhantes às geradas em shows de grandes bandas no Camp Nou, como as que de apresentações do U2 e de Bruce Springsteen. Entretanto, Diaz afirma que os tremores têm propriedades diferentes. Em um show, as pessoas saltam com a dança, o que é diferente da vibração com um gol.

O pesquisador ressaltou a importância de dados como esses no estudo de sismologia urbana para detectar como as ondas se propagam no ambiente, o que ajuda a entender melhor os eventos sísmicos naturais.