Esportes

Botafogo arranca empate no final e se classifica na Libertadores

Resultado fez justiça ao espírito de luta demonstrado pela equipe de General Severiano

Por Gazeta Esportiva 09/02/2017 01h42
Botafogo arranca empate no final e se classifica na Libertadores
Reprodução - Foto: Assessoria

Em partida dramática, o Botafogo garantiu a passagem para a segunda fase da Taça Libertadores ao empatar com o Colo-Colo, do Chile, por 1 a 1.  O jogo foi disputado na noite desta quarta-feira, no estádio Monumental, em Santiago, e o Alvinegro carioca mostrou muito empenho para alcançar o resultado.

Agora, o Botafogo aguarda o vencedor do confronto entre Independiente del Valle, do Equador, e Olimpia, do Paraguai, que duelam nesta quinta-feira. Na ida, em casa, os equatorianos venceram por 1 a 0.

O resultado fez justiça ao espírito de luta demonstrado pela equipe de General Severiano que sofreu um gol, logo no início da partida com um lance infeliz de Emerson Silva, que marcou contra. Depois, o Botafogo lutou muito para reverter a desvantagem e conseguiu a igualdade nos minutos finais do segundo tempo com um gol de Rodrigo Pimpão. Como tinha vencido o jogo de ida por 2 a 1, o Glorioso foi beneficiado com o empate.

O JOGO

O Colo-Colo começou a partida em ritmo alucinante e, logo no primeiro minuto, criou uma situação difícil para a defesa alvinegra. Aos três minutos, o time chileno marcou. Após cobrança de escanteio, Rivero desviou e Emerson Silva, ao tentar aliviar o perigo, cabeceou contra suas próprias redes.

Surpreendido com a desvantagem, o Botafogo tentou se organizar para tentar buscar o empate, mas como tinha entrado com uma formação defensiva, encontrava dificuldade para chegar na área do time da casa. Aos dez minutos, o Alvinegro chegou pela primeira vez. Após boa jogada de Montillo pela esquerda, a zaga aliviou mal e Airton bateu da entrada da área, mas a bola saiu com relativo perigo.

Aos 15 minutos, o Botafogo criou a primeira real oportunidade de gol. Montillo recebeu na intermediária, se livrou da marcação e mandou a bomba no ângulo direito. O goleiro Justo Villar fez grande defesa, espalmando para escanteio.

O time brasileiro subiu de produção e Justo Villar voltou a brilhar aos 20 minutos, defendendo uma cabeçada perigosa de Marcelo. O goleiro do time chileno voltou a aparecer, desviando para escanteio, após cruzamento na área e falha de Valdés.

A partida caiu de nível técnico com muita disputa no meio campo e muitas faltas cometidas pelas duas equipes. Aos 35 minutos, Rodrigo Pimpão conseguiu a conclusão, mas o chute saiu fraco e sem dar trabalho para Justo Villar. Apesar do empenho dos dois times, nenhum lance importante foi criado pelas duas equipes até o final do primeiro tempo.

O Botafogo voltou sem modificações para o segundo tempo, mas mostrou mais agressividade logo nos primeiros minutos. Aos quatro, Jonas cruzou da direita. Rodrigo Lindoso dominou na área e chutou fraco e para fora, desperdiçando uma ótima chance para empatar.

Aos 15 minutos, o goleiro Gatito Fernández evitou o segundo gol ao realizar grande defesa em chute da entrada da área de Ramon Fernández.

Só aos 18 minutos é que o técnico Jair Ventura decidiu alterar o time alvinegro. Ele trocou o volante Airton pelo atacante Guilherme numa tentativa de dar mais força ofensiva à equipe, que controlava as ações, mas não conseguia concluir as jogadas. João Paulo recuou para armar as jogadas e Guilherme se juntou a Rodrigo Pimpão na frente.

A pressão botafoguense aumentou e Victor Luiz, aos 29 minutos, teve a chance de concluir um rebote da defesa, mas o chute do lateral saiu longe do gol de Justo Villar.

O atacante Roger entrou aos 30 minutos na vaga de Rodrigo Lindoso e, aos 35 minutos, o Botafogo empatou. Roger investiu pela esquerda e cruzou. Guilherme chutou, Justo Villar deu rebote e Rodrigo Pimpão bateu para deixar tudo igual. Logo depois do empate, o técnico Jair Ventura provocou a torcida que reagiu com objetos sobre o banco de reservas da equipe carioca. A partida ficou interrompida durante alguns minutos.

O Colo Colo partiu para buscar o segundo gol, que levaria a decisão da vaga para a cobrança de pênaltis. O Botafogo recuou e até o atacante Roger passou a atuar na marcação para defender o resultado. Os chilenos tentaram de todas as formas chegar ao segundo gol, mas o Botafogo se defendeu com garra e garantiu a vaga.