Esportes

Tragédia com voo da Chape completa um mês. Relembre

Acidente em Medellín deixou 71 vítimas, incluindo 44 membros ligados ao time catarinense

Por R7 29/12/2016 14h05
Tragédia com voo da Chape completa um mês. Relembre
Reprodução - Foto: Assessoria

Há exatamente um mês o futebol brasileiro acordava de luto. Uma tragédia na madrugada envolvendo o voo que levava a Chapecoense para a disputa da primeira final internacional de sua história uniria dois países em um só coração.

Por conta da ganância de uma empresa de aviação boliviana 71 vidas, incluindo quase que todo o elenco do time catarinense, além de jornalistas e tripulantes, foram perdidas. Apenas seis pessoas, sendo três atletas, milagrosamente escaparam com vida para contar detalhes da trágica história.

Dentre os atletas sobreviventes estão: Alan Ruschel, Neto e Jackson Follmann. Outro brasileiro que conseguiu escapar da morte após o acidente foi o jornalismo Rafael Henzel. De todos, apenas o goleiro Follmann, que teve uma parte da perna amputada, segue internado.

No início da semana, autoridades colombianas divulgaram um relatório sobre o acidente com o avião da Chapecoense, em Medellín. Por meio de gravações de voz do avião (voice recorder), os oficiais da Aeronáutica Civil explicaram detalhes da queda. "A aeronave tinha um peso superior ao permitido nos manuais", afirmou o coronel Freddy Augusto Bonilla, secretário de segurança da Aeronáutica Civil da Colômbia.

Além deste problema, um outro foi revelado durante o mês. Omar Durán, advogado de copiloto Fernando Goytia, que morreu no acidente, afirmou à ABI (Agência Boliviana de Informação) que o piloto da aeronave, Miguel Quiroga, também morto, não teria as horas de voo necessárias.

Após o acidente, a CBF prometeu ajudar as famílias das vítimas. Com isso, um amistoso contra a Colômbia foi marcado em prol das famílias dos atletas mortos da Chapecoense. O jogo está marcado para o dia 25 de janeiro, no Engenhão. A renda da partida será revertida para os parentes dos 71 mortos no voo que seguia para Medellín.

Durante o mês, a Chapecoense ainda foi declarada como campeã da Copa Sul-Americana 2017. O Atlético Nacional-COL, rival da equipe catarinense na decisão, abriu mão da conquista e pediu à Conmebol que o título ficasse com a Chape. O gesto nobre comoveu os brasileiros que mostraram um carinho especial pelos colombianos após a decisão.

O desafio da Chapecoense agora é reconstrução do elenco do clube catarinense. A primeira escolha foi o novo treinador: Vagner Mancini. Além dele, alguns jogadores já foram contratados, entre eles estão o goleiro Elias, o zagueiro Douglas Grolli, os laterais Zeballos e Reinaldo, o meia Dodô e o atacante Rossi. A maioria dos atletas estão chegando por meio de empréstimos das outras equipes brasileiras. O técnico Mancini espera ter o elenco praticamente completo até o dia 10 de janeiro.