Esportes

Corinthians supera rivais na média de público; Castelão tem recorde do ano

Timão fica no topo do ranking com 30.336 torcedores por jogo. Fortaleza x Juventude registra o maior número de pagantes na temporada. Libertadores atrai mais torcida

Por globoesporte.com 16/12/2016 11h03
Corinthians supera rivais na média de público; Castelão tem recorde do ano
Reprodução - Foto: Assessoria

A torcida do Corinthians não é chamada de Fiel à toa. Assim como no ano passado, o Timão ficou na liderança do ranking de maiores médias de público de 2016. Foram 30.336 torcedores pagantes por jogo, sendo 1.061.767 ingressos vendidos no total em 35 partidas com o mando de campo na atual temporada.

Desta vez, a vantagem da equipe do Parque São Jorge sobre o Palmeiras foi bem apertada: apenas 1.322 torcedores a mais que o rival, segundo colocado, com 29.014 pagantes por jogo. Em compensação, o Verdão superou o Corinthians na lista de média de público dos 128 clubes das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.

A novidade na parte de cima do ranking é o São Paulo. Com 22.790 espectadores por partida, o Tricolor Paulista está na terceira posição entre os times que mais atraíram torcedores para os estádios neste ano. Logo atrás vem o Grêmio, com 21.572 pagantes por jogo. O arqui-inimigo Internacional, mesmo sofrendo a primeira queda para a Série B na sua história, fecha o Top 5, com 20.372 torcedores por partida. Confira todos os públicos e rendas dos principais campeonatos do Brasil

Em comparação com o ranqueamento de 2015, a queda mais significativa foi do Flamengo, da terceira para a oitava colocação. A explicação para isso se deve ao fato do Rubro-Negro ter jogado em estádios com capacidade máxima de 21 mil torcedores, como por exemplo o Kleber Andrade (8 jogos), em Cariacica, e o Raulino de Oliveira (9 jogos), em Volta Redonda. Isso porque o Maracanã estava entregue ao comitê organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Veja o ranking com as 20 maiores médias de pagantes neste ano: