Esportes

Alan Ruschel e Neto se reencontram no hospital; lateral terá alta nesta sexta

Em quartos vizinhos, sobreviventes da queda do avião conseguem um aceno, já que Neto está isolado e ainda não caminha; jornalista Rafael Henzel terá alta na segunda

Por globoesporte.com 16/12/2016 10h57
Alan Ruschel e Neto se reencontram no hospital; lateral terá alta nesta sexta
Reprodução - Foto: Assessoria

Um breve aceno à distância marcou o reencontro de Alan Ruschel e Neto, lateral-esquerdo e zagueiro da Chapecoense que sobreviveram à queda do avião, e passaram a noite de quinta para sexta-feira em quartos ao lado no hospital em Chapecó.

Com alta confirmada para depois das 14h desta sexta, e recuperação surpreendente, Alan caminhou pelos corredores do hospital e quis visitar Neto. A equipe médica vetou um contato mais próximo porque o zagueiro, que desembarcou no Brasil na última noite de quinta, ainda está em isolamento, mas permitiu que Alan Ruschel fosse até a porta do quarto e, devidamente paramentado, pudesse acenar para seu companheiro de equipe.

Último sobrevivente a ser encontrado na mata da região onde caiu o avião, Neto também foi o último a voltar ao Brasil. A maior preocupação da equipe médica é com uma fratura na quinta vértebra lombar, que, por ter tratamento conservador, ou seja, sem necessidade de cirurgia, ainda impede Neto de caminhar. 

– Ele está angustiado, disse que que o que ele mais quer é correr e jogar bola. Ele está mais ansioso que o Alan quanto a isso, mas temos de ver que o Alan pode caminhar, o Neto ainda não – explicou a médica coordenadora da UTI, Juliana Foresti, que não crê em sequelas no atleta.

Neto também tem uma sutura no couro cabeludo, identificada no boletim médico como um traumatismo craneoencefálico. O nome preocupa mais do que a realidade. Trata-se de uma lesão também sem necessidade de qualquer cirurgia. O zagueiro ainda apresenta lesão no tendão, escoriações leves pelo corpo, é tratado com antibiótico para uma lesão no tornozelo esquerdo, e será submetido nesta sexta a uma ressonância magnética de joelho direito.

O jogador falou muito sobre o encontro que teve com o policial que o encontrou, não dormiu tanto quanto seus colegas, mas respira bem, sem necessidade de oxigênio.

Sobre Alan Ruschel, que terá alta nas próximas horas, a médica explica que não haverá necessidade de muitos tratamentos específicos em casa, além da fisioterapia.

RAFAEL HENZEL

O jornalista tinha alta prevista para a manhã de sábado, mas o prazo foi alongado para segunda-feira a pedido do cirurgião plástico, por conta de uma lesão de pele mais profunda em seu pé esquerdo. Os curativos serão feitos no hospital, e o tratamento de antibióticos para essa região, que apresentava necrose e processo de infecção, deve terminar mesmo no sábado