Esportes

Escolas estaduais são destaque da Liga Alagoana de Futsal

Escolas Claudizete Lima Eleuterio e Oliveira e Silva fizeram a final do evento, segunda competição mais importante para o futsal estudantil após o Jeal

Por Agência Alagoas 04/12/2016 12h00
Escolas estaduais são destaque da Liga Alagoana de Futsal
Reprodução - Foto: Assessoria

Duas escolas da rede pública estadual foram o destaque da 17ª edição da Liga Alagoana de Futsal. Na disputa da categoria Sub-15, ocorrida esta semana no Ginásio do Colégio Marista, as escolas estaduais Claudizete Lima Eleutério, de Rio Largo e Oliveira e Silva, Pilar, fizeram uma partida emocionante e repleta de gols, sendo vencida pela unidade de ensino de Rio Largo por 5x2.

Previamente, as duas escolas haviam vencido todos os colégios particulares participantes do evento: nas semifinais, a Oliveira e Silva derrotou o Colégio Maria Omena, de Maceió, por 8x2, enquanto a Claudizete venceu por 3x1 o Colégio de São José, que, em 2015, foi campeão da modalidade infantil dos Jogos Estudantis de Alagas (Jeal) e vice-campeão dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) nesta mesma categoria.

Amizade

Duas das principais forças do futsal alagoano e da rede estadual, as escolas Oliveira e Silva e Claudizete Lima Eleutério estão constantemente se enfrentando em competições de futsal. Mas este não é o único fator que as duas escolas têm em comum: ambas integram a 12ª Gerência Regional de Educação (Gere), que compreende as unidades de ensino da Região Metropolitana da capital.

Quem também possui uma história em comum são seus dois diretores e técnicos, Paulo Buarque (Oliveira e Silva) e Romildo Calheiros (Claudizete Lima): amigos de longa data, ambos se conheceram quando alunos da Escola Estadual Bom Conselho, em Maceió e, juntos, também frequentaram a faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Posteriormente, também ingressariam juntos como professores da rede estadual e seriam eleitos diretores de suas escolas.

Apaixonados pelo futebol de salão e pela escola pública, os educadores destacam a importância do esporte para os jovens da rede pública.

“A Liga Alagoana de Futsal é uma das maiores competições de nosso estado e ter duas escolas da rede estadual e da 12ª Gere fazendo a final é gratificante, pois mostra o bom trabalho das escolas estaduais e a valorização do ensino público. Nossos alunos merecem”, disse Paulo, que há dois meses, viu a Oliveira e Silva vencer a Claudizete em um campeonato sub 17 no bairro do Tabuleiro do Martins.

Já o professor Romildo lembrou que, para chegar à final, as duas equipes derrotaram alguns dos melhores colégios particulares de Maceió. “Essa final mostra a força da escola pública, mostra que o investimento na escola pública e no esporte, vale a pena, traz resultados. Estamos muito satisfeitos por termos duas unidades da rede estadual fazendo a final deste campeonato, que, depois do Jeal, é a nossa competição mais importante”, comentou Romildo, que, junto com a Claudizete, é bicampeão da Liga Alagoana na modalidade Sub 15.?