Esportes

AL está na final do salto em distância nos Jogos Escolares da Juventude

Iolanda Manuelly Neves irá disputar a final do salto em distância neste sábado (12)

Por Agência Alagoas 12/11/2016 12h41
AL está na final do salto em distância nos Jogos Escolares da Juventude
Reprodução - Foto: Assessoria

No primeiro dia de competições dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) 2016, Alagoas esteve representada em todas as modalidades. Mas o destaque ficou por conta da equipe de atletismo, que conseguiu garantir vaga entre os finalistas do salto em distância com a estudante do colégio Intensivo Iolanda Manuelly Neves, classificada entre os doze melhores atletas da prova, que contou com 32 inscritos. 

A final acontece neste sábado pela manhã (12),  no Campus da Universidade Federal da Paraíba. “Mesmo não sendo a sua melhor especialidade, Iolanda obteve um ótimo resultado, com a marca de 5,05m. Além desta prova, ela também participará, no período da tarde, da qualificação do salto triplo, sua especialidade eM QUAL , recentemente, conquistou o vice-campeonato brasileiro interclubes, em São Paulo”, declarou o treinador da seleção alagoana de atletismo na competição, Rosivaldo de Souza.

Além de Iolanda, Alagoas teve mais cinco competidores no atletismo, que mesmo não chegando à final fizeram boas provas e voltam a competir hoje: Wisllanio Thierri dos Santos, nos 400 metros rasos, Erickson Floriano nos 100 metros, Rhiquelly Carla Santos e Viviane Rodrigues, ambas no salto em altura e Douglas Pereira, no arremesso do peso e lançamento do disco.

Promessa

Outra promessa de medalha para Alagoas neste sábado vem com os cinco atletas na luta olímpica, modalidade em ascensão em Alagoas nos últimos quatros anos, segundo o professor e técnico Adriano Farias.

“Neste período observamos um grande potencial em nosso estado, com chances de se destacar no cenário nacional, em todas as categorias, tanto no feminino quanto no masculino. Até pouco tempo não tínhamos nenhuma referência, principalmente no feminino. Hoje temos mais de 350 participantes em Alagoas pela Federação Alagoana de Lutas Associadas (FALLA) e já começamos a colher os frutos no estudantil”, comemorou Adriano.

Na sexta-feira (11), nos JEJ, competiram apenas o time feminino, com Flávia Cavalcante da Silva, 17 anos, na categoria leve (até 49kg), e Mikaelle do Espírito Santo, na categoria médio feminino (até 60kg), ambas estudantes da Escola Estadual Dom Otávio Barbosa de Aguiar.

Neste sábado entra na disputa  a equipe masculina, com três atletas: Jackson Cardoso Ferreira, 15 anos, categoria médio até 69 kg, estudante do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Rosa Maria Paulina da Fonseca; Pedro Augusto da Silva Melo, 15 anos, categoria pesado até 85kg, da Escola Municipal Adelina de Carvalho; e Keherdy dos Santos Baltazar, 16 anos, categoria leve até 54kg, Escola Estadual Dom Otávio Barbosa de Aguiar.

“Elas lutaram muito bem, verdadeiras guerreiras, pois disputaram com estados com tradição nesta modalidade. Foi uma grande oportunidade para adquirir experiência para as próximas competições. Hoje estamos muito confiantes, com grandes chances de subir ao pódio, principalmente com o Jackson, uma das nossas promessas. Nos preparamos bastante para este momento, fisicamente e tecnicamente. Enfim, estamos preparados para este grande desafio”, declarou Adriano Farias, informando ainda que a mesma equipe disputará, na próxima semana, a Copa Natal de Luta Olímpica e o torneio da juventude, ambos em Natal-RN.

Neste sábado todas as modalidades voltam a competir, com expectativa de melhorar o desempenho deste primeiro dia de provas.