Esportes

Joinville leva virada do Goiás aos 45 e perde oportunidade de sair do Z4

Com um a menos, os catarinenses não conseguiram suportar a pressão Esmeraldina

Por Gazeta Esportiva 11/11/2016 22h48
Joinville leva virada do Goiás aos 45 e perde oportunidade de sair do Z4
Reprodução - Foto: Assessoria

O Joinville teve tudo para deixar a zona de rebaixamento nesta 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, mas acabou pagando o preço por uma irresponsabilidade de um de seus jogadores na noite desta sexta-feira. Precisando desesperadamente dos três pontos, os catarinenses foram para cima do Goiás, que só cumpre tabela na competição, já que não tem chances nem de acesso nem de queda, e abriram 2 a 0 antes mesmo dos 20 minutos. O problema é que Reginaldo, lateral direito do JEC, conseguiu ser expulso logo em seguida por em um lance infantil de mão na bola.

Com um a menos, os catarinenses não conseguiram suportar a pressão Esmeraldina, que diminuiu ainda com um homem a mais, mas chegou à virada com dois gols quando também contava com dez homens em campo. O gol que valeu os três pontos para os mandantes saiu aos 45 minutos do segundo tempo, para dar um requinte de crueldade ainda maior sobre o Joinville.

Agora, o JEC terá apenas duas rodadas para conseguir se manter na Série B. Na sexta, faz duelo direto com o Oeste, primeiro time fora do Z4 no momento, na Arena Barueri, às 19h15. E fecha sua participação em casa, contra o Vila Nova-GO, no outro sábado, às 17h30. Já o Goiás visita o Luverdense na sexta, às 21h30, em Minas Gerais, e se despede também no sábado da semana seguinte, às 17h30, frente ao Sampo Corrêa, no Serra Dourada.

Antes da bola rolar nesta sexta, era fácil perceber os momentos distintos das duas equipes ao olhar para as arquibancadas. A campanha ruim do Goiás na Série B fez com que o estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira recebesse um público muito pequeno. E dos poucos que ainda se dispuseram a comparecer, muitos ainda foram de preto em protesto ao que o Esmeraldino tem feito nesta temporada. Por outro lado, os torcedores do JEC, também em pequeno número, tentavam passar força a seus jogadores. A luta contra o rebaixamento se tornou maior do que a irritação com a campanha do time.

Com a bola rolando, o Joinville entrou mais ligado e abriu o placar logo aos três minutos. Reginaldo encontrou Joel na área e o atacante ainda contou com a colaboração do goleiro Marcio para balançar as redes.

O Goiás, então, acordou. Com sua torcida ainda mais impaciente, os jogadores de Gilson Kleina exerceram uma pressão pra cima do goleiro Jhonatan, que se virava como podia e esbravejava a cada vacilo do sistema defensivo dos catarinenses. Foram pouco mais de dez minutos de domínio total dos mandantes.

Mas, no futebol, o que vale mesmo é gol. E em uma escapa rápida pela esquerda, o Joinville conseguiu pegar os defensores do Goiás desarrumados. Fernando Viana ficou cara a cara com Marcio e fez mais um para o JEC, que já encaminhava uma vitória muito importante na briga para se manter na Série A.

Quem dificultou as coisas foi Reginaldo. O lateral direito, que deu a assistência para o primeiro gol, colocou a mão na bola de forma deliberada e, como já tinha um amarelo, recebeu o vermelho e deixou o Joinville com um homem a menos ainda aos 18 minutos de jogo.

Diante desse novo cenário, mais do que nunca o Joinville adotou a tática de se fechar atrás e sair apenas na bola certa e com poucos homens. Enquanto isso, o Goiás pressionava e criava suas melhores chances com Léo Gamalho. E assim o jogou seguiu também no segundo tempo.

Jhonatan começou a se transformar no grande nome do jogo, com defesas importantes e difíceis. A todo momento o goleiro do JEC era exigido e a pressão aumentava a cada minuto.

O risco ficou muito alto para o Joinville, que acabou pagando um preço alto. Primeiro, Walter fez jogada individual e contou com o único vacilo de Jhonatan para diminuir. Em seguida, as coisas pareciam que ficariam melhores para catarinenses, já que David Duarte acabou expulso, deixando os goianos com dez em campo também. O problema é que no lance seguinte Léo Gamalho se desvencilhou da marcação a apareceu no segundo pau para empatar de cabeça. E o que parecia impossível, aconteceu. O mesmo Léo Gamalho voltou a ganhar disputa pelo alto e virou o jogo aos 45.

O gol gerou um clima de desolação entre jogadores e comissão técnico da JEC, que estavam deixando a zona de rebaixamento com os três pontos e, desde a expulsão de Reginaldo, não conseguiram mais se encontrar. O vitória manteve o Goiás na 14ª colocação, com 47 pontos, sem nenhuma pretensão no Campeonato Brasileiro da Série B. Já os catarinenses voltam para casa ainda no Z4, com 34 pontos. O Oeste, primeiro fora da zona da degola, soma 37 e pode abrir distância se vencer neste sábado.