Esportes

Atlético-MG tenta salvar o ano e comprovar força do elenco

No início da temporada, a expectativa atleticana era de conquistar títulos importantes

Por Gazeta Esportiva 08/11/2016 11h04
Atlético-MG tenta salvar o ano e comprovar força do elenco
Reprodução - Foto: Assessoria

Elogiado por todos os comentaristas, o Atlético-MG tem hoje um dos melhores times do futebol brasileiro. Isso, no entanto, até agora não dá qualquer certeza de títulos. Derrotado no regional, eliminado cedo na Libertadores, o grande grupo alvinegro tem esperança na Copa do Brasil para não deixar questionamentos sobre o grande investimento feito pela diretoria.

No início da temporada, a expectativa atleticana era de conquistar títulos importantes. Por isso, a diretoria reforçou um grupo que já era forte. Para a lateral, chegou Fábio Santos. Na defesa, Erazo. No ataque, Fred, Robinho, Cazares e Otero. O meia Maicosuel retornou de empréstimo. Para se ter uma ideia, o grupo alvinegro é o terceiro mais valioso do Brasil, avaliado em 71,1 milhões de euros (R$ 251 milhões), segundo o site transfermarkt.com. Vale observar, no entanto, que dos três primeiros, o Galo é o que menos tem atletas, então, destacando a média dos atletas, o Atlético é o time com mais valor.

Mas o forte elenco atleticano, até agora, pouco colhe os frutos que foram plantados há tempos nos bastidores. Isso porque corre o risco de chegar ao término do ano sem uma taça importante. Primeiro, deixou escapar a Primeira Liga – competição que a agremiação não deu tanta importância – e perdeu, também, o Campeonato Mineiro. Por fim, a primeira parte frustrante do ano terminou com a eliminação na Copa Libertadores.

O futebol pouco convincente determinou a demissão do técnico Diego Aguirre e Marcelo Oliveira foi então contrato para assumir a equipe. Teve alguns problemas no inicio do Brasileirão. O Atlético, porém, chega ao momento da decisão e tem pouco mais de 50% de chance de confirmar que seu elenco é mesmo um dos melhores do Brasil.

No Campeonato Brasileiro, a chance de título é de 0,13%, segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ou seja, no Brasileirão, os próprios jogadores e comissão técnica admitem a dificuldade e a diretoria, por meio de Daniel Nepomuceno, foi a público falar que a terceira colocação do torneio é obrigação.

Na Copa do Brasil a chance é de 50%, já que a decisão ainda não começou: a primeira partida é em Belo Horizonte, no dia 23, e a grande final, no dia 30, em Porto Alegre. Pelo futebol apresentado até agora, porém, o Grêmio sai na frente como favorito. Já o Galo sofreu para eliminar Ponte Preta, Juventude e Internacional, todos times que estão em momentos piores ao do Galo.

O técnico Marcelo Oliveira concorda que o Galo tem chances na Copa do Brasil e já vive a expectativa de conseguir seu segundo titulo da competição. “Copa do Brasil é mais palpável, são só dois jogos. Mas teremos objetivos no Brasileiro. O trabalho dos jogadores é de comprometimento. Independentemente do que vai acontecer na Copa do Brasil, temos que estar focados no Brasileiro”, garantiu o treinador.

As batalhas do Galo começam no dia 17, quando o time recebe o Palmeiras, em Belo Horizonte. Na semana seguinte, já será o primeiro jogo contra o Grêmio, pela final da Copa do Brasil.