Esportes

Luverdense vence o Criciúma e mantém sonho do acesso

Luverdense voltará a jogar na próxima terça-feira, quando viajará ao Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco, em São Januário

Por Gazeta Esportiva 02/11/2016 01h45
Luverdense vence o Criciúma e mantém sonho do acesso
Reprodução - Foto: Assessoria

O Luverdense derrotou o Criciúma por 2 a 1, nesta terça-feira, no estádio Passo das Emas, e manteve o sonho de conquistar o acesso à Série A. Para derrotar os catarinenses, a equipe teve de superar o goleiro Luiz. O “paredão” praticou diversas defesas difíceis e impediu os donos de casa de aplicarem uma goleada no Tigre.

A vitória foi conquistada com gols de Jean Patrick e Raphael Mecena – Bruno Baio descontou para o Criciúma. Com o triunfo, o Luverdense alcançou os 50 pontos e subiu para sétimo no Campeonato Brasileiro da Série B. O time precisará conquistar só resultados positivos nas últimas quatro rodadas e torcer por tropeços dos rivais para subir de divisão neste ano.

O Luverdense voltará a jogar na próxima terça-feira, quando viajará ao Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco, em São Januário. Sem chances de acesso, o Criciúma – nono colocado, com 47 pontos -, também volta a campo na próxima terça-feira, contra o Ceará, no Heriberto Hulse.

O Jogo – Os times não mostraram grandes atrativos técnicos na etapa inicial da partida, mas o Luverdense insistiu no ataque e levou o maior perigo. Aos 18 minutos, Jean Patrick bateu da entrada da área e obrigou o goleiro Luiz a praticar uma defesa no canto esquerdo do gol.

Aos 21, Luiz voltou a trabalhar e praticou duas defesas consecutivas. Após cobrança de falta, ele espalmou chute de Alfredo de dentro da área e também evitou o gol no rebote. Os lances mostraram ao Criciúma a obrigação de atacar. Aos 27 minutos, Roberto ficou de frente para o goleiro Diogo Silva, mas desperdiçou a finalização.

A superioridade do Luverdense acarretou em um gol de Jean Patrick. O volante aproveitou um cruzamento de Raul Prata, aos 37 minutos, e dominou a bola na lateral esquerda da área. Livre de marcação, o jogador finalizou de primeira e acertou o canto do goleiro Luiz.

Para correr atrás do prejuízo no segundo tempo, Roberto Cavalo trocou o lateral Marlon pelo centroavante Bruno Baio. A alteração ampliou o poder ofensivo do Criciúma. No primeiro minuto, Niltinho cobrou falta rasteira e Diogo Silva teve de ir buscar. Aos seis, Bruno Baio recebeu cruzamento certeiro de Roberto e testou no canto do goleiro para igualar o marcador.

A partida, então, ficou movimentada. Jean Patrick, aos sete, finalizou muito próximo à trave do goleiro Luiz. Logo na sequência, o Criciúma respondeu com uma cabeçada de Raphael Silva que Diogo Silva defendeu no ângulo. Já aos 12, Alfredo saiu na cara de Luiz, mas chutou fraco e não conseguiu colocar o Luverdense à frente.

Os donos da casa tiveram outras duas chances num mesmo lance, aos 15 minutos. Luiz, contudo, estava inspirado e defendeu a cabeçada de Alfredo e o rebote de Jean Patrick.

Uma nova resposta do Criciúma veio aos 28 minutos, após Bruno Baio ajeitar dentro da área para Caíque Valdívia cabecear na trave de Diogo Silva. Aos 32, no entanto, o Luverdense aproveitou contra-ataque fulminante para retomar a dianteira. Diogo Sodré lançou no ataque para Raphael Macena, que tocou por cobertura, na saída de Luiz, para anotar o segundo gol.

O Criciúma ainda insistiu em duas oportunidades. Aos 37 minutos, o auxiliar anulou um gol de Alex Maranhão. Já aos 40, Diogo Silva se atrapalhou em um cruzamento e quase engoliu um frango, mas a bola foi para fora.