Esportes

Dirigentes, técnico e jogador são denunciados por críticas a árbitros

Presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomucemo, diretor do Coritiba Alex Brasil, técnico Celso Roth, do Inter, e atacante Lucca, do Corinthians, irão a julgamento

Por Globo Esporte 02/11/2016 19h48
Dirigentes, técnico e jogador são denunciados por críticas a árbitros
Reprodução - Foto: Assessoria

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aceitou o pedido da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) e denunciou dois dirigentes, um técnico e um jogador por desrespeito a arbitragem no Campeonato Brasileiro. Irão a julgamento no órgão o presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomucemo, o diretor do Coritiba Alex Brasil, o técnico Celso Roth, do Inter, e o atacante Lucca, do Corinthians. Ainda não há data marcada para o julgamento.

A denúncia partiu de um pedido da Anaf feito no dia 27 de outubro. O documento enviado ao STJD defende que as declarações de dirigentes, técnico e jogadores foram ofensivas aos árbitros em rodadas recentes da competição e que, por isso, eles deveriam ser julgados de acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

No mesmo documento, a Anaf também pedia denúncia contra os presidentes do Palmeiras, Paulo Nobre, do Fluminense, Peter Siemsen, e do Figueirense, Wilfredo Brillinger, além do meia Diego Souza, do Sport. A Procuradoria, porém, avaliou que todos eles já foram denunciados e julgados pelos fatos citados pela Anaf e decidiu denunciar apenas os demais nomes citados.

Conforme o STJD, Daniel Nepomucemo, Alex Brasil, Celso Roth e Lucca foram denunciados no artigo 258 do CBJD, por “desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões”. A pena prevista em caso de condenação é de até seis jogos de suspensão a Celso Roth e Lucca e de 15 a 180 dias a Daniel Nepomuceno e Alex Brasil.

Confira os casos que geraram as denúncias:

Daniel Nepomuceno, presidente do Atético-MG

Na visão da Anaf, o presidente do Atlético-MG foi desrespeitoso ao postar em uma rede social a seguinte mensagem após a 31ª rodada: "Semana caótica da arbitragem brasileira! Não adianta mudar o comando para virmos essa vergonha que vimos hoje, @CBF_Futebol!". O texto também cita reclamações dele à arbitragem do jogo contra o Botafogo (31ª rodada, vitória do time carioca por 3 a 2).

Alex Brasil, diretor de futebol do Coritiba

A Anaf cita que ele acusou a arbitragem do jogo contra o Fluminense (32ª rodada, empate por 1 a 1) de ter prejudicado o Coritiba para reequilibrar o que aconteceu no Fla-Flu.

Celso Roth, técnico do Inter

A Anaf argumenta que o treinador colorado classificou a arbitragem do Gre-Nal do dia 23 de outubro (32ª rodada, empate por 0 a 0) como "papelão" por causa da expulsão de Rodrigo Dourado, do Inter, em confusão que também rendeu cartão vermelho ao gremista Edilson.

Lucca, jogador do Corinthians

A Anaf pede que ele seja denunciado por ter reclamado acintosamente contra decisões do árbitro do jogo contra o Flamengo (32ª rodada, empate por 2 a 2), referindo-se a gol irregular marcado pelo clube carioca.