Esportes

Em busca de tricampeonato, Egídio ignora ansiedade e vê Palmeiras sério

Lateral reencontra o Cruzeiro, clube pelo qual ganhou duas vezes a competição nacional

Por Globo Esporte 13/10/2016 11h00
Em busca de tricampeonato, Egídio ignora ansiedade e vê Palmeiras sério
Reprodução - Foto: Assessoria

Do atual elenco do Palmeiras, apenas três jogadores conquistaram o Campeonato Brasileiro. Egídio teve esse privilégio em duas oportunidades: 2013 e 2014, ambas pelo Cruzeiro – adversário do Verdão nesta quinta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara. O sonho do tri parece cada vez mais próximo para o lateral-esquerdo. 

Líder da competição nacional durante 20 rodadas, o Palmeiras está na ponta da classificação desde o início do segundo turno. Hoje, acumula 60 pontos, três a mais que o segundo colocado Flamengo. Depende somente de si para encerrar um jejum de 22 anos sem conquistar o Campeonato Brasileiro.

– Nessa caminhada em que estamos no Palmeiras, estou muito feliz, mas com os pés no chão. Mais focado do que nunca, porque tudo pode acontecer. Sei da importância de um título dessa dimensão. Agora tenho meu ex-clube pela frente, é mais uma batalha – afirmou Egídio, em entrevista exclusiva ao GloboEsporte.com. 

Egídio busca o tri brasileiro: desta vez, pelo Palmeiras (Foto: Fabio Menotti/Ag Palmeiras)

O lateral, que vem sendo titular nos últimos jogos devido à passagem de Zé Roberto ao meio-campo, acredita que a humildade é o diferencial alviverde na briga pelo título. Independentemente das estatísticas positivas acumuladas ao longo do torneio, ele assegura: os pés se mantêm no chão. 

– Já passei por times em que conseguimos ser campeões, mas tinha muito oba-oba. Consideravam o título nosso (antecipadamente), de brincadeira. Aqui vejo muita seriedade em todos. Isso que está nos levando, nos fortalecendo. É o comprometimento de todo mundo com a competição – contou.

– O time amadureceu demais. Com a chegada do Cuca, que implantou a filosofia dele de trabalho, nosso time amadureceu muito dentro e fora de campo. É uma equipe mais confiante. As coisas estão acontecendo naturalmente.

Campeões brasileiros no atual elenco do Palmeiras:Egídio (Cruzeiro - 2013 e 2014)Jean (São Paulo - 2008 e Fluminense - 2012)Edu Dracena (Cruzeiro - 2003 e Corinthians - 2015)

Gabriel Jesus, Yerry Mina, Róger Guedes, Tchê Tchê, Erik... O elenco alviverde é predominantemente jovem. Aos 30 anos e com um currículo vitorioso, Egídio admite que a ansiedade a nove jogos para o fim do Campeonato Brasileiro é enorme.

– Até o mais experiente fica ansioso, não tem como. Foi citado aqui numa reunião que só três têm esse título, que somos eu, o Edu Dracena e o Jean. Mas sempre queremos mais. Essa oportunidade está praticamente nas nossas mãos – disse.

Agora, a missão do lateral, que prefere se desligar do futebol nas horas vagas, é ajudar a tranquilizar os menos experientes para manter o foco. 

– Eu trabalhei com muitos garotos no Cruzeiro quando ganhamos o Brasileiro em 2013. Aqui também estão muito ansiosos para que concretize esse título. Eles não estão colocando para fora, e isso é bom. Estão conseguindo segurar a ansiedade – completou.

Após o confronto com o Cruzeiro, restarão oito jogos para o Palmeiras: quatro em casa (Sport, Internacional, Botafogo e Chapecoense) e quatro fora (Figueirense, Santos, Atlético-MG e Vitória).