Esportes

Tite evita se empolgar com o topo e ainda não pensa na Argentina

“Humanamente, não tenho condição de projetar nada para esse jogo”, avisou o treinador

Por Gazeta Esportiva 12/10/2016 16h30
Tite evita se empolgar com o topo e ainda não pensa na Argentina
Reprodução - Foto: Assessoria

As quatro vitórias em quatro jogos disputados no comando da Seleção Brasileira não fizeram Tite se empolgar diante das câmeras de televisão. Passado o triunfo por 2 a 0 sobre a Venezuela, que colocou a antes desacreditada equipe nacional na liderança das Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, o técnico foi bastante comedido ao avaliar a evolução dos seus atletas.

“Não é porque estamos em primeiro lugar que… Isso dá confiança? Dá. O resultado foi consistente? Foi. Mas foi só mais um passo”, advertiu Tite, que terá passos mais difíceis a cumprir na próxima rodada das Eliminatórias. Em 10 de novembro, haverá clássico com a Argentina no Mineirão.

“Humanamente, não tenho condição de projetar nada para esse jogo”, avisou o treinador. A justificativa é de que toda a sua concentração estava voltada, até então, para o duelo com a frágil Venezuela, que só soma 2 pontos nas Eliminatórias. “Estava projetando a partida, o resultado, a busca de desempenho em condições adversas. É difícil chegar aqui, em Mérida, e ainda há o estado do gramado, o nível do enfrentamento, a busca pela classificação…”, acrescentou.

A busca pela classificação foi bastante facilitada em função dos resultados recentes. Em caso de sucessos também diante da Argentina e contra o Peru, em Lima, o Brasil seguirá como líder e ainda mais próximo da vaga no Mundial de 2018.

“Falei para os atletas repetirem padrão pelos seus clubes para voltarem aqui. Queremos trazer uma equipe que mantenha padrão dentro e fora de casa. Às vezes, não dá. Em jogos de alto nível, você não consegue ter 90% do jogo de superioridade sobre o adversário. Normalmente, sendo melhor por dois terços, a possibilidade de ganhar é muito maior”, divagou Tite.