Autos & Motos

26 de agosto de 2019 23:30

Mercedes-AMG GT R PRO chega ao Brasil ainda mais ágil

Carro tem estilo único e dinâmico, com amplas possibilidades de personalização

Das pistas para as ruas: chega ao Brasil o Mercedes-AMG GT R PRO, modelo topo de linha da família superesportiva da marca. Essa edição limitada do consagrado Mercedes-AMG GT foi aperfeiçoada em muitos detalhes para proporcionar ainda mais desempenho nas pistas de corrida. A potência otimizada, a nova suspensão, o acerto da aerodinâmica, resultando numa força vertical ainda maior, bancos tipo concha com peso leve e rodas com peso reduzido contribuem para o dinamismo aprimorado da condução e tempos ainda mais rápidos em pistas fechadas.

“Dando continuidade a história de sucesso do Mercedes-AMG GT, nós apresentamos agora o novo modelo topo de linha em edição limitada, O Mercedes-AMG GT R PRO, que proporciona ainda mais a sensação que os nossos pilotos experimentam na pista. O modelo tem um jeito único de incorporar o espírito de ‘Driving Performance’ da marca”, comentou Holger Marquardt, managing director Marketing e Vendas Automóveis América Latina e Caribe.

Nova geração

O AMG GT R PRO está recebendo o novo volante AMG performance que teve sua estreia no Mercedes-AMG GT 4 portas. Ele se caracteriza por seu design esportivo, parte inferior plana, além da operação intuitiva.

A cobertura, em couro napa, é perfurada nos lados para assegurar uma ótima pegada, permitindo um estilo de pilotagem ainda mais esportivo, com trocas de marchas manuais.

As teclas Touch Control integradas podem ser usadas para controlar as funções do painel digital e da tela multimídia por meio do deslizamento dos dedos. O sistema Active Distance Assist DISTRONIC e o controle de velocidade de cruzeiro, por exemplo, podem ser ajustados nos painéis de controle à esquerda. Os painéis de controle da direita são usados para ativar o controle por voz e o telefone, além de regular o volume do som e outras funções do sistema multimídia.

Os programas de condução AMG podem ser acionados por meio do controlador. O modo selecionado é mostrado no display LCD integrado diretamente ao controlador.

As duas teclas do display livremente configuráveis e as teclas adicionais no lado esquerdo permitem que mais funções AMG possam ser controladas diretamente no volante. Isso significa que o condutor pode se concentrar totalmente na condução dinâmica, sem ter que tirar as mãos do volante. Cada função necessária pode ser identificada no ícone do display e seu interruptor é acionado pelo condutor para colocá-la em ação. Assim, as duas funções AMG preferidas podem ser definidas e os ajustes modificados com apenas um toque.

Como no AMG GT Coupé 4 Portas, a nova telemática do modelo AMG GT PRO conta com o inovador display de instrumentos totalmente digital, com painel de 12,3 polegadas e tela multimídia de 10,25 polegadas no console central. O conjunto, com um design totalmente novo da tela, disponibiliza três estilos de mostradores específicos da AMG: “Classic”, “Sport” ou “Supersport”. O modo “Supersport” exibe informações específicas da AMG, como um aviso esportivo, característico do automobilismo, para trocar a marcha por uma mais elevada quando no modo de transmissão manual. Por meio da tecla Touch Control à esquerda, as informações desejadas podem ser exibidas no lado esquerdo ou direito do instrumento – como, por exemplo, os clássicos velocímetros e conta-giros, informações de navegação ou dos sistemas de assistência e até dados detalhados sobre o motor. Condutores mais esportivos, podem também escolher entre mostrador de forças G e os valores momentâneos de potência e torque.

Teclas inovadoras

O item que mais chama a atenção no interior é o console central com seu design V8 estilizado, que não apenas destaca a proposta de desempenho da marca, mas também atende perfeitamente aos requisitos funcionais. O AMG GT R PRO recebe agora as inovadoras teclas coloridas no console. Eles integram a dinâmica do display com o volante, chassi, ESP®, sistema de escapamento, defletores traseiros e função start-stop. Com sua tecnologia TFT, essas teclas usam símbolos intuitivos para mostrar a função e são fáceis de ativar, com apenas um leve toque. As teclas do display são complementadas pelos dois seletores para os programas de condução e controle do volume.

AMG TRACK PACE

Registrando dados no uso em pistas de corrida fechadas, como um piloto, a função AMG TRACK PACE proporciona uma variedade de funções significativamente mais ampla e precisa. O AMG TRACK PACE é um componente de série do sistema de informação e entretenimento COMAND online.

Quando essa função é ativada em uma pista, mais de 80 conjuntos de dados específicos do veículo (velocidade e aceleração, por exemplo) são registrados dez vezes por segundo. Acima deles, há indicações dos tempos de volta e setores, além da diferença do tempo de referência. Como os elementos específicos são mostrados em verde ou vermelho, o piloto pode ver num relance, sem ler os números, se está mais rápido ou mais lento do que o melhor tempo anterior.

Após realizar algumas voltas rápidas, o piloto pode usar os dados para analisar e, se necessário, melhorar sua performance ao volante. Além disso, os valores de aceleração e desaceleração podem ser medidos e armazenados. Graças a um novo algoritmo, que determina a posição do veículo com a maior precisão possível, o AMG TRACK PACE detecta até mesmo quando o veículo sai do circuito ou a volta foi encurtada. Isto é feito com a utilização dos dados do GPS, assim como dos sensores do veículo (aceleração, giroscópio, ângulo de esterço, rotação das rodas).

Comentários