Autos & Motos

27 de março de 2019 17:37

Conheça o Dodge Charger 1970, astro do filme ‘Velozes e furiosos’, de 2001

No longa, carro pertencia ao personagem vivido por Vin Diesel

↑ Veículo tem carroceria do tipo cupê e motor V8 Six Pack (Foto: Divulgação)

Se você assistiu ao primeiro filme da franquia de sucesso ‘Velozes e Furiosos’, com certeza lembra do Dodge Charger preto do personagem Dominic Toretto, interpretado por Vin Diesel. O filme, que tem como atração principal as corridas de rua de carros turbinados, estreou no ano de 2001 e o possante de Vin Diesel, desde então, povoa o imaginário dos fãs de carros. Mas afinal, que veículo é esse que se tornou um dos mais emblemáticos do cinema?

396 cavalos

O Dodge Charger usado no filme de 2001 é de modelo 1970 com um potente motor V8 Six Pack. A carroceria da máquina é do tipo cupê com duas portas. O veículo tem tração traseira com câmbio automático de três marchas e o seu motor tem potência de 396 cv, funcionando à gasolina. Essa versão do Dodge foi feita, na época, para o consumidor norte-americano. Com pouco mais de 5 metros de comprimento e quase 2 metros de largura, esta fera de grandes proporções deve ter agradado muitos ianques.

0 a 100 km/h em 6,3 segundos

Originalmente, sem as modificações instaladas por Toretto que proporcionavam uma velocidade acima do normal no filme, o Dodge Charger 1970 tem a aceleração máxima de 180 km por hora e vai de 0 a 100 km por hora em 6,3 segundos. Para alguns super carros de hoje isso pode soar normal, mas, na década de 1970, não era fácil um veículo voltado para a população ter essa potência toda.

foto

Motor do veículo tem potência de 396 cavalos (Foto: Divulgação)

Muita gente se pergunta o que é a peça que fica em cima do capô do Dodge Charger 1970. Aquilo é famoso scoop – encontrado nos mais variados modelos em centenas de carros – e serve para entrada de ar, garantindo a refrigeração do motor do veículo. O peso dessa máquina feita para quebrar recordes corresponde a sua grandeza: cerca de 1.700 quilos.

O personagem Dominic Toretto tem uma frase marcante no filme: “Vivo a minha vida um quarto de milha de cada vez”. Levando em conta que um quarto de milha corresponde a pouco mais de 400 metros, o Dodge em questão leva cerca de 14 segundos para percorrer essa distância a partir do repouso.

Comprador sortudo

É importante ressaltar que não foi apenas uma unidade do Dodge Charger 1970 que foi utilizada nas filmagens do primeiro ‘Velozes e Furiosos’. Como acontece em várias produções cinematográficas, a equipe da produção do longa tinha a seu dispor algumas unidades desse veículo. No ano de 2009, um desses carros foi a leilão e um colecionador italiano que reside na Suíça teria pago o valor de 200.000 dólares para ter o prazer de ter o carro do filme na garagem, o que equivaleria atualmente a cerca de 750.000 reais.

Na época em que foi leiloado, o veículo foi entregue com certificado de autenticidade, scripts de diálogos assinados pelos atores, entre outras pequenas coisas que reforçam seu status de originalidade.

Fonte: Tribuna Autos & Motos / Rívison Batista

Comentários