Entretenimento
'Guerreiros do Sol' vence Rose d’Or Awards e se consagra como melhor novela do mundo
Produção do Globoplay superou concorrentes europeus e turcos em premiação de prestígio realizada em Londres
A novela “Guerreiros do Sol”, produção original do Globoplay inspirada no universo do cangaço, conquistou o prêmio de Melhor Telenovela no Rose d’Or Awards, uma das honrarias mais prestigiadas da televisão mundial. A cerimônia de entrega ocorreu nesta segunda (1/12) em Londres, onde os autores George Moura e Sergio Goldenberg, acompanhados da produtora Juliana Castro, receberam o troféu criado em 1961, na Suíça.
A trama desbancou uma concorrência pesada, superando as produções “Crystal Wall” (Alemanha), “EastEnders” (Reino Unido), “Eshref Ruya” (Turquia), “Life Happens” (Bélgica) e “Valle Salvaje” (Espanha).
Repercussão entre os criadores
Emocionado, George Moura celebrou a conquista pessoal e cultural. “Nem no maior dos meus delírios, eu poderia imaginar que uma história em torno do sertão do Nordeste, região de minha origem, poderia me levar a Europa para receber um prêmio de tamanha importância”, declarou o autor ao gshow.
Sergio Goldenberg reforçou o caráter nacional da obra e seu alcance global. “É uma novela bem brasileira, nascida da nossa história. Muito feliz com esse prêmio, que também é do país. Viva os artistas brasileiros e viva todos os brasileiros!”, comemorou. José Luiz Villamarim, diretor de Dramaturgia dos Estúdios Globo, também destacou o feito: “Seguiremos investindo em qualidade e inovação para levar o melhor da nossa produção para o mundo”.
Essa não é a primeira vez que a Globo brilha na premiação. A emissora já havia levado o troféu na mesma categoria em 2019, com “Órfãos da Terra”, além de acumular indicações recentes por “Bom Sucesso” (2020), “Pantanal” (2022) e “Todas as Flores” (2023).
Histórico e elenco
Lançada em junho de 2025 e ainda inédita na TV aberta, “Guerreiros do Sol” se inspira nas figuras históricas de Lampião e Maria Bonita para contar, em 45 capítulos, a história do amor proibido entre Josué (Thomás Aquino) e Rosa (Isadora Cruz). Os dois jovens de origem humilde se apaixonam, mas o destino os separa brutalmente quando Rosa, buscando fugir da miséria e ajudar sua família, aceita se casar com o coronel Elói (José de Abreu), o homem mais poderoso da fictícia cidade de Santa Cruz.
A narrativa ganha contornos de tragédia quando a família de Josué é destruída por ordens do coronel, motivando o rapaz e seus irmãos a aderirem ao cangaço em busca de justiça. Josué logo ascende à liderança do bando, ganhando a alcunha de “Governador do Sertão”, enquanto Rosa, que inicialmente vê no casamento com o coronel uma chance de sobrevivência, acaba se tornando uma figura central na luta armada.
Na época da estreia, em junho de 2025, a protagonista Isadora Cruz já profetizava o sucesso internacional, afirmando que a novela deveria “ir para o mundo”.
CONFIRA A MATÉRIA ORIGINALNO ENDEREÇO https://pipocamoderna.com.br/2...
Mais lidas
-
1Relator
Alfredo Gaspar avança para nova fase da CPMI do INSS e pede convocação dos CEOs dos principais bancos envolvidos em consignados
-
2Bairro Pescaria
Mineradora pede R$ 20 milhões por jazida em Maceió
-
3Cinema
O que significa Bugonia? Título do filme com Emma Stone é explicado
-
4Tragédia!
Mãe da atriz Mel Maia é encontrada morta no RJ
-
5Segurança
Suspeitos de homicídio em Marechal Deodoro morrem em confronto com Polícia Militar




