Entretenimento

Afinal, por que o bilionário Lex Luthor odeia tanto o Superman?

Lex Luthor e o Superman representam lados opostos do potencial humano

Por Felipe Gugelmin Valente com Tecmundo 17/07/2025 18h46 - Atualizado em 17/07/2025 19h01
Afinal, por que o bilionário Lex Luthor odeia tanto o Superman?
Afinal, por que Lex Luthor odeia tanto o Superman? - Foto: Reprodução

Já está em cartaz nos cinemas brasileiros o novo Superman de James Gunn, que traz uma versão mais clássica do super-herói. Como não poderia deixar de ser, o grande adversário do protagonista vai ser o bilionário Lex Luthor, que virou uma grande celebridade devido à sua inteligência e invenções.

Enquanto no longa-metragem os dois parecem ter uma rivalidade que já dura anos, deve ser relativamente fácil entender os motivos para ela ter surgido. Conforme explica o ator Nicholas Hoult, que interpreta o vilão, tudo é fruto de uma mistura de inveja com um desejo mal desenvolvido de ser amado e reconhecido.

Por que Lex Luthor odeia o Superman?

Em uma entrevista ao DC Studios Showcase, Hoult explicou que Lex Luthor teria tudo para ser uma força do bem e interessada em melhorar Metropolis. No entanto, com o surgimento de um alienígena superpoderoso, ele sente que alguns “direitos naturais” acabam sendo retirados dele.

“Eu acredito que um dos motivos é que ele trabalhou de algumas formas para ser essa figura heroica e divina, e ele acredita que merece essa adoração, respeito e amor da humanidade”, explicou o ator;

Ele também afirma que sua versão de Lex Luthor é movida pela paixão e pelo desejo de ser aceito;
Ao mesmo tempo que o personagem acredita que merece ser adorado, não compreende porque as pessoas preferem o Superman, um ser desconhecido e alienígena;

O vilão também teme secretamente o super-herói, ao mesmo tempo que deseja ter seus poderes.

Em uma entrevista anterior, Hoult também explicou que Lex Luthor vê no Superman como uma grande ameaça em potencial e assume a missão de detê-lo. Na visão do bilionário, não é possível deixar que uma única pessoa tenha tanto poder sem que haja meios de controlá-lo.

No filme, essa ideia vai ser explorada através das consequências que o protagonista sofre ao tentar parar sozinho uma guerra. O momento também vai mostrar o quanto alguns membros da humanidade sentem que o herói interfere com suas vidas ao torná-las dependentes de seus poderes.

Herói e vilão são lados diferentes da mesma moeda

Apresentado em fevereiro de 1940 nas páginas da Action Comics 23, Lex Luthor já teve muitas encarnações e motivações com o passar das décadas. No entanto, ele se estabeleceu como o grande vilão do Superman porque os dois representam bem os lados opostos de uma mesma moeda.

Enquanto o bilionário é considerado o ápice do que a humanidade pode conseguir com o intelecto, seu desejo de reconhecimento e adoração faz com que seus objetivos acabem se voltando para o mal. Já o Superman seria o ápice da forma física, que é equilibrada por um forte senso de justiça e pelo desejo de agir de maneira altruísta.

Várias histórias da DC já mostraram que, somente com a ausência do herói, o vilão é capaz de perceber seus erros e mudar de postura. No entanto, isso não é algo que devemos testemunhar no próximo filme de Gunn, que deve mostrar o personagem em sua forma mais mesquinha e perigosa.

Confira a matéria original no endereçohttps://www.tecmundo.com.br/mi...