Entretenimento
Cidade de Deus é eleito um dos 100 melhores filmes do século 21
O aclamado filme brasileiro está entre as escolhas do The New York Times

O clássico filme brasileiro "Cidade de Deus", dirigido por Fernando Meirelles e lançado em 2002, conquistou um lugar entre os 100 melhores filmes do século 21, segundo uma seleção feita pelo The New York Times. A obra se tornou um marco do cinema mundial e retrata a realidade da favela carioca e a luta pela sobrevivência em um dos ambientes mais violentos e marginalizados do Rio de Janeiro.
Baseado em eventos reais, o longa narra a história de Buscapé, um jovem sonhador que tenta escapar da criminalidade da comunidade. Através da perspectiva do personagem, o filme revela como a violência, o tráfico e a desigualdade social forjam destinos, muitas vezes sem saída. Ao lado dele, a figura de Zé Pequeno, traficante temido, também se destaca, dando um tom mais sombrio e realista ao enredo do filme.
Com uma narrativa considerada ágil e uma estética realista, Cidade de Deus utiliza da cinematografia para apresentar não apenas a tragédia das ruas, mas também a resistência e os sonhos de quem vive ali.
"Há uma cena no meio de Cidade de Deus em que eles fazem uma espécie de dança improvisada, e então tocam Kung Fu Fighting, que deixa a plateia toda animada. Mas também é trágico e tenso. É simplesmente extraordinário", escreveu o comediante Patton Oswalt, em uma das críticas do levantamento do NYT.
Além do impacto cultural, o filme teve reconhecimento global, com indicações ao Oscar em quatro categorias, incluindo Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado. Recentemente, a plataforma Max lançou uma série que expande os eventos do longa-metragem, com as filmagens da segunda temporada já em andamento.
Mais lidas
-
1Hiper Bompreço
Espaço de antigo hipermercado em Maceió pode ser revitalizado
-
2Nesta quarta-feira (13)
Maceió: 15 bairros podem ficar sem água durante manutenção no Sistema Pratagy
-
3Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
4Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo
-
5Rapper ostentação
Justiça nega habeas corpus e mantém o rapper Oruam preso