Entretenimento

Estilista Adriana Gomes lança coleção do borbado filé no Quinto Prêmio de Turismo

Ela foi beneficiada com projeto de fomento à moda pela Lei Aldir Blanc

Por Claudio Bulgarelli 23/04/2025 07h38
Estilista Adriana Gomes lança coleção do borbado filé no Quinto Prêmio de Turismo
A estilista Adriana Gomes - Foto: Divulgação

A especialista do bordado filé, Adriana Gomes, do Pontal da Barra, com mais de 3 décadas de experiência no mais alagoano dos bordados, arte que aprendeu com a mãe, que trouxe a vivência de seus familiares, foi beneficiada por um projeto de Fomento à Moda pela Política Nacional Aldir Blanc. A estilista foi contemplada na faixa 1, ou seja, projetos de apoio à produção independente voltado às pessoas físicas.

O projeto propõe o lançamento de uma coleção de moda inovadora e culturalmente rica, confeccionada com a técnica tradicional do bordado filé, uma prática artesanal com forte presença na identidade cultural de Alagoas. A coleção vai buscar não apenas resgatar, mas valorizar e adaptar o filé ao universo da moda contemporânea.É foi com o filé que ela ganhou uma importante vitrine. 

Em outubro do ano passado, Adriana participou da 32a edição do Minas Trend, um dos mais importantes eventos de moda do Brasil, que aconteceu no BH Shopping, em Belo Horizonte. E voltou recentemente para a 33ª edição, onde brilhou com suas peças.Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas desde 2014, o filé vem conquistando reconhecimento e se transformando em objeto de desejo de grandes marcas e de nomes famosos. Mas nem sempre foi assim. “O filé até pouco tempo atrás era usado só para fazer toalhas de mesa, passadeiras. Ele é um trabalho manual, delicado, demorado e não é fácil trabalhar com arte manual, a gente sabe que as pessoas não entendem e não valorizam o trabalho das rendeiras”, conta Adriana.

nclusive a Coleção Verão, contemplada pela Lei Aldir Blanc, será lançada no desfile oficial de Adriana Gomes, durante a entrega do troféu do 5o Prêmio Alagoano de Turismo e Gastronomia, no dia 23 de abril, no Polo Tecnológico do Jaraguá, onde 10 mulheres vestirão as incríveis peças da estilista.

Os projetos fazem parte da Política Nacional Aldir Blanc, o PNAB, com apoio do Governo Federal, através do Ministério da Cultura e do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.