Entretenimento

'O Jardineiro', sucesso da Netflix, se baseia em história real?

'O Jardineiro', em alta globalmente na Netflix, não se baseia em história real, mas impressiona pela abordagem

Por Tatiana Leonel com Zappeando 22/04/2025 18h17
'O Jardineiro', sucesso da Netflix, se baseia em história real?
'O Jardineiro' surpreende pelos detalhes - Foto: Divulgação/Netflix

“O Jardineiro”, série mais assistida do momento na Netflix, acompanha Elmer (Álvaro Rico), um homem frio e distante, que, junto com sua mãe feroz e protetora, La China Jurado (Cecilia Suárez), comete uma série de assassinatos por encomenda.

Os dois escondem a profissão por trás de um negócio de paisagismo e surpreendem com a frieza que cumprem com os contratos, até o aparecimento de uma jovem misteriosa, que muda tudo. Apesar de parecer real, a minissérie se trata de uma obra de ficção.

“O Jardineiro”, se baseia em história real?

De acordo com a sinopse da Netflix, “O Jardineiro” conta a história de Elmer e sua mãe controladora, La China Jurado, que administra um centro de jardinagem que esconde outro próspero negócio clandestino de assassinatos de aluguel.

Eventualmente, Elmer, que considera matar uma coisa fácil, planeja o assassinato de Violet (Catalina Sopelana), uma charmosa professora de educação infantil. No entanto, o protagonista se apaixona pela vítima, colocando tudo a perder, para o desespero da mãe, que vai tentar cumprir o combinado.

Criada por Miguel Sáez Carral, “O Jardineiro” rapidamente conquistou a audiência, se tornando Top 1 global dentro do streaming. As reviravoltas bem amarradas levaram o público a se questionar, em seguida, se a produção poderia ser baseada em fatos reais.

Mostrando um retrato realista da relação complexa entre mãe e filho, “O Jardineiro” foi uma criação do próprio autor. A minissérie, por outro lado, discute temas de forte impacto social, como, por exemplo, moralidade, traumas emocionais e falhas sistêmicas.

Elmer, portanto, surgiu em colaboração de Miguel Sáez Carral com a roteirista Isa Sánchez, através de história que parece possível de acontecer na vida real. Entretanto, não existem registros públicos ou assassinos reais que ficaram conhecidos pelo mesmo disfarce.

As questões psicológicas e emocionais dos personagens, bem como a dinâmica familiar, tornaram tudo confuso para os espectadores. A minissérie, em contrapartida, mostra alguns clichês de crimes reais, incluindo frieza em assassinatos e a obsessão dos que são capazes de fazer isso.

“O Jardineiro” está disponível no catálogo da Netflix.