Entretenimento
Cela 211 é baseada em fatos reais ou ficção? Saiba tudo sobre a trama da série mexicana
A série foi inspirada em um motim real, ocorrido em 1º de janeiro de 2023

Lançada pela Netflix no dia 5 de fevereiro, Cela 211 é uma nova série original do streaming que já está fazendo muito sucesso. Atualmente a terceira produção da categoria mais assistida entre os assinantes brasileiros, ela conta a história de um advogado que se vê em uma situação desesperadora.
Na pele de Juan Oliver, o ator Diego Calva Hernández se vê em meio a uma grande rebelião na qual muitos presos estão sendo mortos. Para tentar sobreviver, ele acaba assumindo a identidade de um prisioneiro novato, que vai ter que se unir a um dos grupos em disputa para tentar permanecer vivo.
Conforme o próprio trailer oficial da Netflix deixa claro, os seis episódios de Cela 211 são baseados em fatos reais. No entanto, o que a plataforma não explica é o quanto daquilo que vemos na tela é ficção e quais elementos realmente foram retirados de uma história que aconteceu de verdade.
Cela 211 mistura realidade e ficção
Segundo a Netflix, uma das principais inspirações para os eventos de Cela 211 foi a rebelião que aconteceu em janeiro de 2023 na prisão estadual Cereso Número 3, no México. Localizada na violenta Ciudade Juárez, em Chihuahua, a estrutura foi invadida por diversos veículos armados que iniciaram um grande conflito entre prisioneiros e guardas.
Após o evento, que resultou em diversos mortos e em uma fuga em massa, autoridades descobriram que a prisão, na prática, era governada por seus detentos. Dentro delas havia celas VIP luxuosas e grandes quantidades de bebidas alcoólicas, drogas e outros itens contrabandeados pelos detentos.
Além dos 17 mortos durante o confronto — 10 guardas e 7 presos —, diversas pessoas morreram durante a caçada aos criminosos que fugiram do local. Entre aqueles que conseguiram escapar estava Ernestro “El Neto” Alfredo Piñon de la Cruz, condenado a mais de 200 anos de prisão pela realização de 39 sequestros entre os anos de 2008 e 2010.
Os eventos que inspiraram Cela 211 também resultaram em uma investigação contra Alejandro Alvarado Tellez, o diretor de Cereso Número 3. Reportagens afirmam que ele já havia sido investigado anteriormente em agosto de 2022, quando uma briga na prisão resultou em uma série de crimes que se espalharam pelas ruas de Juárez.
Série também é baseada em um romance
A série da Netflix também se trata de uma nova interpretação do romance Cela 211 escrito por Francisco Pérez Gandul, que já recebeu uma adaptação interior. Apesar de também contar a história de Juan Oliver, a obra original faz com que ele seja um agente penitenciário que está iniciando seus trabalhos, e não um advogado de defesa.
Na trama original, o protagonista é atingido por um projétil em seu primeiro dia de trabalho, fazendo com que ele perca a consciência e seja deixado em uma cela por seus colegas. Cientes de que os prisioneiros planejam uma rebelião, os colegas de Oliver o abandonam no local quando a violência explode.
O filme inspirado no livro foi lançado em 2009, se tratando de uma obra franco-espanhola dirigido por Daniel Monzón. Atualmente disponível no catálogo da Amazon Prime Video, o longa-metragem foi muito bem-recebido pela crítica e pelo público: no Rotten Tomatoes, ele tem 98% de aprovação dos reviews profissionais e 88% entre as mais de 5 mil opiniões da comunidade.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas