Entretenimento

Qual é a história real por trás de Irmãos Menendez?

Série da Netflix pretende mostrar toda essa história, bem como trazer revelações inéditas sobre o caso

Por Felipe Gugelmin com Tecmundo/DeseretNews 19/09/2024 18h11
Qual é a história real por trás de Irmãos Menendez?
Irmãos Menendez: conheça a história real por trás da nova série da Netflix - Foto: Divulgação/Netflix

A partir desta quinta-feira (19), os assinantes da Netflix já podem conferir na íntegra os nove episódios de Monstros – Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais. A segunda parte da antologia sobre crimes reais produzida pelo streaming mostra como dois rapazes ricos e considerados promissores pararam atrás das grades após cometer um crime que chocou o mundo.

Além de reproduzir o que o público ficou conhecendo através de veículos jornalísticos, a obra pretende apresentar de forma romantizada o passado dos irmãos e o que os levou a matar os próprios pais. Esse é um mistério que nunca foi totalmente solucionado, embora eles tenham sido condenados em dois julgamentos realizados em 1993 e 1995.


Qual é a história real por trás de Irmãos Menendez?

Nascido em 1944 em Havana, capital de Cuba, José Enrique Menéndez se mudou para os Estados Unidos em 1960 em busca de oportunidades, pouco após a revolução comandada por Fidel Castro. No país vizinho, ele estudou na Southern Illinois University, onde conheceu Mary Louise “Katty” Andersen, com quem viria a se casar.

O casal teve em 1968 seu primeiro filho, Joseph Lyle, enquanto o caçula Erik Galen nasceu pouco depois, em 1970. Segundo relatos da prima dos jovens, Diane Vander Molden, o jovem Joseph afirmou a ela em 1976 que estava sendo vítima de abusos cometidos pelos próprios pais, mas o caso nunca foi investigado.

Em 1986, a família se mudou para Beverly Hills, uma vizinhança luxuosa de Los Angeles, como consequência da prosperidade que José encontrou no mundo dos negócios. Na época ele havia se tornado um executivo importante da RCA Records e havia se envolvido diretamente nos contratos de bandas como Duran Duran e The Eurythmics.

O patriarca dos Menendez era conhecido por ser um homem duro, que imaginava seus dois filhos como grandes campeões de tênis. Durante algum tempo, Erik chegou inclusive a figurar no ranking norte-americano, se mostrando um atleta com algum potencial para brilhar dentro da categoria.

Em uma entrevista concedida em 1996, ele afirmou que a convivência com José era “brutal, dolorosa e tortuosa”, mas que mesmo assim ele ainda admirava seu pai. O criminoso que inspirou Irmãos Menendez afirma que foi a força e a confiança exaladas pelo patriarca que o ensinaram o que era o sucesso.


Uma noite de crime

Segundo os Irmãos Menendez, o que parecia ser uma família sem conflitos e com uma boa condição financeira na verdade era um inferno que o público desconhecia. Assim, Joseph e Erik decidiram comprar espingardas e, na noite do dia 20 de agosto de 1989, atiraram em José e Kitty diversas vezes.

Logo em seguida, Joseph ligou para a polícia e afirmou que alguém desconhecido havia assassinado seus pais. Ele e o irmão explicaram que, ao chegar em casa depois de uma noite de diversão, descobriram os dois corpos já falecidos e entraram em contato imediato com as autoridades, que chegaram logo depois.

Inicialmente, os investigadores não desconfiaram os jovens e acreditavam que o caso tinha a ver com os negócios de José como um executivo do entretenimento. No entanto, poucos dias depois o comportamento dos irmãos começou a chamar a atenção graças aos gastos intensos em acessórios de luxo, imóveis e investimentos.

Eles só acabam presos meses depois graças às ações de Judalon Smyth, então namorada de Jerome Oziel, que trabalhava como psiquiatra dos irmãos. Em um acesso de raiva, ela revelou a autoridades todas as informações que seu parceiro romântico havia obtido, mas não podia compartilhar publicamente graças ao sigilo profissional.

Enquanto Joseph foi preso no dia 8 de março de 1990, seu irmão foi capturado três dias depois após voltar de Israel, onda participou de um torneio de tênis. Durante o julgamento, foi revelado que Oziel tinha gravações das confissões do crime, que puderam ser usadas porque ele foi ameaçado fisicamente por Joseph que, assim, violou sua relação de confidencialidade entre paciente e médico.


Onde estão os Irmãos Menendez atualmente?

Réus confessos, Joseph e Erik passaram por todo o julgamento afirmando que foram vítimas de um ambiente familiar abusivo. Segundo eles, a decisão de matar os próprios pais surgiu como uma reação ao medo que eles sentiam pelas próprias vidas e pelo desejo de não passar mais por violações de cunho sexual.

No entanto, isso não foi suficiente para evitar uma condenação de prisão perpétua sem direito a liberdade condicional, que os Irmãos Menendez cumprem até os dias atuais. Após anos separados, eles passaram a compartilhar a mesma prisão em 2018, marcando uma reunião que ambos consideraram que era improvável de acontecer.

A nova série da Netflix pretende mostrar toda essa história, bem como trazer revelações inéditas sobre o caso. Muitas delas vão ser baseadas em um livro do jornalista investigativo Robert Rand, que afirma ter obtido cartas descrevendo os abusos sofridos pela dupla, mas que acabaram nunca sendo apresentadas aos tribunais.